Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à educação, literatura, brincar, educação ambiental e cultura de paz.

Contar Histórias: Melhores postagens do Blog organizadas por temas

Histórias:

História: O Céu e o inferno - O monge e o samurai


História: O filósofo e os construtores

História: O Filósofo e o Elefante Acorrentado

História: Onde encontrar a felicidade?

História: Nasrudin - O segredo da felicidade



Teorias, práticas, pesquisas e reflexões:

Por que contar histórias para bebês e crianças? (A importância dos primeiros contatos afetivos com as palavras)

600 livros antes de entrar para a escola: as crianças dão conta?

De Patinho Feio a Cisne (O amor, o pertencimento e o sentido forjando a resiliência infantil)

Educação, comunicação, amor e resiliência infantil (Os Pilares da Resiliência, atividades e histórias: Criando um ambiente pacífico em casa e na escola)

O imaginário transformador em sala de aula

e-talk: Professores contando (suas) histórias

Brincar e contar histórias na educação infantil


   Crônicas:

Histórias imateriais materializam a cultura humana

 Poema:

Poema: Para ser grande


 Cursos:

Curso Gratuito de Contação de Histórias para adultos, jovens e crianças – Segundo semestre de 2010

Danças Circulares e Histórias na Roda

Curso contar histórias com objetos

Letramento e Meio Ambiente: A Palavra-Semente

III workshop A Descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde Mental

Curso: Mediação de Conflitos

Oficina de Contação de Histórias

Projetos especiais:

Contação de Histórias: Heróis dos quatro cantos do mundo perto de nós

Uma Floresta de Histórias na I Semana Cultural das Árvores

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS e LUSOFONIA: Histórias em Nossa(s) Língua(s)


Lançamentos literários e releases:

Literatura Infantil e Juvenil: Teoria, estética, interatividade, contemporaneidade

FNLIJ Catálogo de Bolonha 2010 - IBBY

Português e Tupi, Menino e Curumim, Rio e Tietê

Convite para o lançamento de "O Mistério Amarelo da Noite"

Brincar é preciso: Ler é preciso

 Programação Cultural:

I Semana Cultural Árvores Programação


1º Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais Para Crianças e Jovens

Boca do Céu 2010 – Inscrições abertas (gratuitas) para o Encontro Internacional de Contadores de Histórias

V Festival “A Arte de Contar Histórias”


 Storytelling (post in English):

Stories in the ESL classroom


 Projeto ABC: Aprender, Brincar, Cuidar

Rotina, limites e verdade ao educar - Tema 4: Crie um mundo previsível para o seu filho (parte 4 de 5)

Histórias correspondentes: Limites na educação: sem limites para o amor - História: O Céu e o inferno - O monge e o samurai

Brincar, contar histórias, cantar, dialogar: A importância destas atividades para o desenvolvimento infantil - Tema/Eixo 3 – Converse, brinque, cante e leia para o seu filho (parte 3 de 5).

Cultura de paz nasce antes do nascimento - Eixo 2: Entender e responder para a criança (parte 2 de 5).

Histórias correspondentes: História: O Filósofo e o Elefante Acorrentado História: O filósofo e os construtores

Cuidar de si para poder cuidar do outro - Eixo 1: Projeto ABC – Aprender, Brincar e Cuidar (parte 1 de 5).

Histórias correspondentes: História: Onde encontrar a felicidade? História: Nasrudin - O segredo da felicidade

Projeto ABC: Aprender, Brincar e Cuidar - Postagem introdutória sobre o Projeto ABC: Influências positivas para as nossas crianças e para o nosso futuro (parte 0 de 5).

2 comentários:

Eu, a Vanessa Marques disse...

Utilíssima essa postagem

quase uma biblioteca básica para quem quer saber mais sobre contar histórias

bju pra vc guri

maior saudade da sua pessoa!

http://qrolecionar.blogspot.com

Fabio Lisboa disse...

Oi Van,

Valeu pela visita e elogio - alias, bilioteca básica foi engraçado! Não mais do que o tal professor Mahll q vc pos no seu blog.

A sua selecao de tirinhas do Mahll foi bem legal, e o mau humor do professor tb serve pra gente refletir sobre o bom...

"- Alguem tem alguma pergunta?

- Mas professor, o senhor nem começou a aula!

- Dependendendo da pergunta nem vale a pena começar..."

Pois eu acho q essa tirinha abre mtas perguntas sobre não apenas o tipo de pergunta q os alunos tem feito mas qual o tipo de escuta nós professores temos tido?...

Postar um comentário