Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à educação, literatura, brincar, educação ambiental e cultura de paz.

Brincar é preciso: Ler é preciso



Oi pessoal, segue convite para o lançamento do livro (do qual colaborei na escrita). No dia apresentarei uma História-brincadeira. Escrevi um release sobre o livro (abaixo).

Abraços,
Fabio

PS: Colaborei nos seguintes capítulos: Brincando e Jogando/ A arte de Contar Histórias e Os jogos cooperativos e a construção da paz.

Lançamento: Brincar é preciso!
Dia:
08 de outubro (quinta-feira)
Hora: 19:30h


Local: Livraria da Vila (unidade Vila Madalena)
Rua Fradique Coutinho, 915 Telefone: (11) 3816-2121 e 3814-5811

Haverá a apresentação de História-brincadeira com Fabio Lisboa. Bate papo com a autora e seu convidado Valdir Cimino, presidente da Associação “Viva e Deixe Viver”. Logo após a conversa, sessão de autógrafos.

Brincar é preciso: Ler é preciso

“Brincar é preciso!” é um livro escrito para que pais, mães, educadores e sociedade entendam a importância do brincar e de defender (e praticar) este direito. É um guia que traz dicas valiosas sobre como utilizar ferramentas lúdicas relacionadas ao brincar (brincadeiras movimentadas e reflexivas, jogos competitivos e cooperativos, histórias, brinquedos, etc). O teor consistente e profundo do livro se torna fluente e acessível na escrita da fundadora e atual presidente da IPA Brasil (Associação pelo direito de brincar): Marilena Flores Martins.

Para a elaboração do conteúdo, a autora contou com a colaboração de especialistas em diversas áreas do brincar: Andrew J. Swan, Edilene Modesto, Fabio Lisboa, Maria Paula Barros e Henrique C. Pessoa. Assim, a autora reúne ao seu conhecimento e experiência na idealização e implantação de projetos lúdicos, diferentes métodos, conhecimentos e dados científicos, fazendo com que o embasamento teórico venha naturalmente acompanhado de sugestões práticas.

A jornada começa com “Brincar como direito” e “Brincar para que?”, apresentando dados científicos sobre a importância da defesa deste direito; navega pelo “Brincar e o desenvolvimento infantil”, abordando características das diferentes fases da criança e brincadeiras adequadas para cada etapa; o “Brincar e as relações humanas” traçando como valores essenciais (como a confiança, alegria, respeito, organização, criatividade, esperança) estão inerentes ao ato de brincar e como podemos ser agentes portadores destes valores; abarca “Espaços para brincar, brinquedos, jogos e brincadeiras”, trazendo um leque de atividades divertidas e significativas; enfim, em seus “Pontos conclusivos” Marilena Flores Martins reforça em frases concisas porque Brincar é preciso: “O desenvolvimento na infância, proporcionado pelo brincar, é para toda a vida.”

Release originalmente escrito por Fabio Lisboa em seu Blog:http://www.fabiolisboa.blogspot.com/

Mais informações sobre o brincar e a IPA – Associação pelo direito de brincar:
http://www.ipadireitodebrincar.org.br/

Matéria sobre o livro na Livraria da Folha:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u623273.shtml

Editora Evoluir Cultural:
http://www.evoluircultural.com.br/editora/catalogo/etica_e_cidadania/brincar_e_preciso
Livraria da Vila:
http://www.livrariadavila.com.br/

FICHA TÉCNICA
Autoria: Marilena Flores Martins.
Ilustrações: Jonatas Tobias.
Colaboradores: Andrew J. Swan, Edilene Modesto, Fabio Lisboa, Maria Paula Barros e Henrique C. Pessoa.
Formato: 21x21 cm, 52 págs, cor
Multidisciplinaridade: Pedagogia, Psicologia, Cidadania
Temas: Brincar, direitos, desenvolvimento cognitivo-motor e emocional, cidadania, educação.

0 comentários:

Postar um comentário