Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Sobre o autor




Fabio Lisboa
Contador de histórias, autor e palestrante. Graduado em Comunicação Social-ESPM e Letras-USP, pós-graduado em A Arte de Contar Histórias: abordagens poéticas, literária e performática. Desenvolve projetos em editoras, universidades, escolas, empresas, bibliotecas, SESCs, Secretarias de Educação e Cultura, livrarias, TV Cultura. Convidado em Festivais nacionais e internacionais como em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Toronto/Canadá, Sharjah/Emirados Árabes. Assessor de Mediação de Leitura do Programa Salas de Leitura da Secretaria Municipal de São Paulo. Escreve regularmente em www.contarhistorias.com.br


Storyteller´s Mini-Bio
Fabio Lisboa is an award-winning Brazilian author, storyteller and speaker, with a degree in Languages (Portuguese-English) from USP-University of São Paulo and a postgraduate degree in “The Art of Storytelling: Poetic, Literary and Performing Approaches.” English Teacher Storyteller at Vértice School and other schools. Consulting specialist in Story Reading for Education Department in the City of São Paulo. Also a Storytelling Trainer who has performed and taught in Brazil, Argentina, Canada and United Arab Emirates. He writes at www.contarhistorias.com.br


Um pouco mais sobre...

Foto: Bianca Tozato

Fabio Lisboa

Contador de Histórias profissional e Palestrante há mais de 15 anos. Graduado em Comunicação Social pela ESPM e Letras pela USP, Ludoeducador (e formador) pela IPA-Brasil (International Play Association - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura) e ETEC em cursos como o de Agentes do Brincar e Brincar Inclusivo. Mediador de leitura formado pelo CENPEC. Pós-graduado em A Arte de Contar Histórias: abordagens poéticas, literária e performática. Palestrante em universidades, UMAPAZ (Universidade Livre do Meio Ambiente e da Cultura de Paz), USP e em Congressos e Simpósios Nacionais e Internacionais (Canadá – Toronto Storytelling Festival, Emirados Árabes – Sharjah Narrators Forum,  Argentina, USA). Storyteller (residente do Colégio Vértice)e teacher trainer.  Membro da RNPI (Rede Nacional Primeira Infância) e RIC (Red Internacional de Cuentacuentos / International Storytelling Network).

Autor de “O Mistério Amarelo da Noite” - livro infantil editado pela WMF Martins Fontes, apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - PROAC 2008, selecionado pela FNLIJ- Bolonha 2010 e Programa Minha Biblioteca 2011. Autor de Readers (Graphic Novels em Inglês) pela Pearson Education, Editor e Roteirista de mais de 100 Objetos Educacionais Digitais parte integrante de livro aprovado pelo PNLD- editora SM.

Co-autor de “Contação de Histórias: Tradição, Poéticas e Interfaces” – capítulo Fabio Lisboa: Por que contar histórias para bebês, crianças e adultos: um novo paradigma para a humanidade, dentre os autores: Fábio H. N. Medeiros e Taiza M. R. Moraes (orgs.), Ariano Suassuna, Rubem Alves, Gislayne Avelar Matos, Ricardo Azevedo, Regina Machado, Daniel Munduruku, Amadou Hampâté Ba, entre outros, Ed. Sesc 2016.

Co-autor de Contar Histórias: Uns passarão, outros passarinho  - capítulo “Empatia e Cultura de Paz na Arte de Contar Histórias”: Autores: Fábio H. N. Medeiros, Maurício B. Veiga e Taiza M. R. Moraes (orgs.), Benita Prieto, Celso Sisto, Daniel Munduruku, Gislayne Matos, Ilan Brenman, Toumani Koyaté, entre outros, ed. Univille, 2015.

Participa de projetos em bibliotecas, escolas, empresas, ONGs, livrarias, SESCs e pela Secretaria de Cultura do Estado (pelo sistema de bibliotecas e SP Leituras) e da Prefeitura de São Paulo (pela Coordenadoria de bibliotecas e pelo CCSP), PNLL (Plano Nacional do Livro e da Leitura), TV Cultura. Assessor na criação de salas de leitura e formação de professores em mediação de leitura por secretarias de educação em várias cidades brasileiras em especial em SP, RJ, MG e MS). Assessor de Mediação de Leitura do Programa Salas de Leitura da Secretaria Municipal de São Paulo (2018-19). Escreve regularmente em www.contarhistorias.com.br


Foto: Bianca Tozato

4 comentários:

Educadora Fernanda Diogo disse...

Boa Tarde!
Fabio tudo bem?
Sou Fernanda Diogo, aluna do curso de pedagogia universidade Uniítalo e participei de sua palestra.E adorei! Dê fato à arte de contar historia, como tudo em nossas vidas também vem ao longo dos anos passando por novas adaptações, com advento tecnológico.
Mas nada poderá tirar o glamor da contação de historia tradicional, adoro imaginar e criar eu mesma diversos mundos ao escutar uma historia.
Mas também adora as novas tecnologias e como ela agrega diferentes ferramentas e olhares sobre uma mesma questão e sempre com algo diferente. Realmente adoro.
Portanto fica aqui registrado, meu agradecimento por dividir conosco suas sabedoria e arte, e por não só fazer este resgate da contação de historia tradicional e nos mostrar a história em seu olhar tecnológico.
Obrigada volte outras vezes.

Anônimo disse...

Boa noite, Fábio.
Meu nome é Emília Freitas. Participei hoje da sua oficina no SESC. Atuei como ajudante do mestre (auxiliar de projeção) e aprendi muito. Obrigada pela oportunidade e parabéns pelo seu trabalho. Acabei de enviar o meu final para a história do mistério amarelo da noite. Gostei muito dessa interatividade do ouvinte passar a ser o escritor.
Bjs,
Emília

Fabio Lisboa disse...

Que legal receber sua msg e o seu final, Emília!

Ainda não li, vamos ver se o pessoal da editora me manda logo! Agradeco de novo pela ajuda e espero q as historias e reflexões sobre o contar historias te ajudem em seus projetos (mesmo quando não estiver contando historias,rs)...
Bjs,

Fabio Lisboa disse...

Eu q agradeco as suas palavras de carinho,Fernanda,

E fica o convite caso queria publicar no blog alguma de suas ideias mirabolantes (e tecnologicas ou nao,rs) ao contar historias...
bjs

Postar um comentário