Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à educação, literatura, brincar, educação ambiental e cultura de paz.

Curso: Mediação de Conflitos

Construindo e Mediando Nossas Histórias
Curso Introdutório em Mediação de Conflitos
Facilitadores:
Fabio Lisboa e Sandra Inês Baraglio Granja

Idealização:Rose Marie Inojosa, Sandra Inês Baraglio Granja e Fabio Lisboa

Texto:
Fabio Lisboa

A comunicação para a paz e, em especial, a Arte de Contar Histórias terá um importante papel na metodologia criada para esta capacitação. As histórias funcionarão como catalisadoras de conceitos teóricos e pontos de partida para dinâmicas e vivências práticas.

Os temas das histórias escolhidas (comunicação, protagonismo, justiça, respeito às diferenças e pontos de vista, etc.), suscitarão reflexões pertinentes ao ato de mediar conflitos.

As tramas trazem em si conflitos que serão solucionados de forma pacífica (ou não). O poder das narrativas será usado no despertar do poder imaginativo de cada participante. O conto, em especial da tradição oral, é como um elixir que cura nossas aflições do dia-a-dia, é como um amigo que ouve sem preconceitos, é como um espelho que não apenas mostra quem realmente somos, mas mostra que somos capazes de enfrentar um conflito, buscar uma resolução para tal e caminhar (e encaminhar outros) para um possível final feliz.

Para Sandra Inês B. Granja, os casos reais, a ficção e as simulações a serem explorados neste curso introdutório, visam à mudança de nossas histórias, considerando a mediação como instrumento da transformação e convivência pacífica na Cidade de São Paulo.

Fabio Lisboa
em 29/09/09

PS: Consulte a agenda ao lado para saber as datas dos próximos cursos e como obter informações sobre inscrições - ou visite o site da UMAPAZ: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/umapaz/programacao/0001

0 comentários:

Postar um comentário