Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

600 livros antes de entrar para a escola: as crianças dão conta?

Bienal 2010 - IAB Biblioteca do Bebê - Cesta de livros à disposição para ser explorada à vontade pelos bebês


Na opinião do Blog Contar Histórias, as crianças até 6 anos de idade não só dão conta de 600 livros como, para a maioria destes 600, ainda vão pedir: Conta de novo! Com a mesma convicção, o IAB Instituto Alfa e Beto lançou durante a Bienal Internacional do Livro 2010 uma meta desafiadora para transformar o Brasil num país leitor. Trata-se do Guia IAB de Leitura para a Primeira Infância: Os 600 livros que toda criança deve ler antes de entrar para a escola. A publicação é um catálogo com 600 títulos selecionados por especialistas em literatura, leitura e desenvolvimento infantil. Além da qualidade (de conteúdo, linguagem, ilustrações e cuidados editoriais), os livros foram escolhidos pela adequação às várias faixas etárias entre zero e seis anos e pela diversidade de conteúdos. Cada um deles é apresentado com uma pequena resenha. E os autores avisam logo que a divisão etária facilita a escolha mas não precisa ser seguida à risca já que a competência leitora não é necessariamente proporcional à idade e bons livros servem para qualquer idade.Tive a oportunidade de analisar o material e a seleção é uma delícia tanto para pais, professores quanto contadores de histórias profissionais.


Bienal 2010 - IAB Biblioteca do Bebê - Nem a mamadeira tira o sabor de apreciar uma boa leitura apresentada por mediadora e pela coordenadora Denise Rocha

Segundo o IAB, o título aparentemente ambicioso do Guia pode ser uma meta factível de toda família: ler 100 livros por ano - cerca de dois por semana - para as crianças antes de entrarem no ensino fundamental. Se levarmos em conta que a partir da educação infantil os alunos deveriam ter a “Hora do Conto” todos os dias, esta meta é muito plausível. Mas o interessante para os pais é saberem da importância de se ler para crianças pequenas como estímulo para o desenvolvimento da linguagem e da inteligência e conhecerem as sugestões de leitura a partir de zero anos!

É possível consultar o Guia direto pelo site IAB.

Mais informações sobre a importância de Contar Historias para crianças você também encontra no  Projeto ABC Aprender, Brincar, Cuidar. Dicas de como contar histórias para crianças na idade da educação infantil.

Nas próximas postagens mais informações sobre a “Cartilha Primeira Infância Primeiras Leituras”, distribuida gratuitamente aos pais que visitaram o stand, também disponível on-line no site do IAB.

0 comentários:

Postar um comentário