Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Exposição “As Palavras e o Mundo”, Cantinho da Leitura e Blogs de mães








Fabio Lisboa intriga crianças ao contar histórias do Pólo Norte numa fria manhã
no Cantinho da Leitura FNAC na Feira de Artes da Vila Madalena
Foto: Mariana Fresnot
Vou começar a sequência de dicas culturais selecionadas em blogs de mães como o “Ser mãe é...”. A ideia surgiu quando conheci a mãe-blogueira, Mariana Fresnot, que conta histórias para os filhos - e também os ouve com atenção! Prova disso é sua última postagem, onde conta o diálogo curioso com seu filho Martin, de 3 anos, sobre sexo, namoro e casamento. Um tema que com certeza é melhor se mediado pelos pais do que apresentado pela Internet – segundo pesquisa apresentada no blog Mamãe de Meninos, as palavras “Sexo e pornô” estavam entre as 10 mais pesquisadas pelas crianças no primeiro semestre de 2009.


Fabio Lisboa e crianças criam clima de nevasca e apreensão
ao contar histórias no Cantinho da Leitura FNAC na Feira de Artes da Vila Madalena
Foto: Mariana Fresnot
Conheci a mãe Mariana e seus filhos no mundo real, na Feira de Artes da Vila Madalena, onde coordenei o “Cantinho da Leitura” idealizado e patrocinado pela FNAC Pinheiros. Num dia frio, o espaço ofereceu aos pais momentos de leitura aconchegante com os filhos e também de uma aventura na neve com “O Grande Peludo” contada pelos narradores Fabio Lisboa e Rubia de Souza.

Depois do evento a simpática mãe não só mandou algumas fotos com atentos ouvintes (como sua filha Isadora) como fez uma postagem sobre o  evento e ainda se empolgou em começar a divulgar o trabalho de outros contadores de história!

Crianças surpreendem-se com a aparição do personagem urso polar
no Cantinho da Leitura FNAC na Feira de Artes da Vila Madalena.

Descobri que o blog da Mariana trás dicas interessantes como a exposição “As palavras e o mundo” no SESC Pompéia (em São Paulo) até 10 de outubro.


Nas próximas postagens farei uma seleção de alguns outros blogs escritos por mães. Se alguém tiver alguma dica pode sugerir! Fecho o bate-papo de carona no blog-papo de abertura do "Ser mãe é...": “Uma das coisas mais importantes para melhorarmos os nossos problemas de segurança, meio ambiente, cidadania, corrupção e muitos outros é a educação de nossos filhos e essa educação não é uma responsabilidade só das escolas, ela é, principalmente, materna. E quem nos ensina a ser mãe?”

0 comentários:

Postar um comentário