Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Literatura Infantil e Juvenil: Teoria, estética, interatividade, contemporaneidade

Lançamento 
Na tessitura dos signos contemporâneos:
Novos olhares para a Literatura Infantil e Juvenil



Resenha escrita por Fabio Lisboa



Conceitos teóricos tecidos com profundidade, sensibilidade estética, olhos abertos para o novo e um novo olhar para o tradicional é o que podemos esperar do livro de Maria Zilda da Cunha. A autora, coordenadora do Departamento de Literatura Infantil e Juvenil da Faculdade de Letras da USP (Universidade de São Paulo), analisa a fundo relevantes produções recentes de literatura dirigida a crianças e jovens, seus signos, sua forma interativa, seus novos jeitos de contar histórias.

Maria Zilda tece ainda a relação intertextual desta literatura com a cultura, a história e a evolução social do nosso tempo, época em que lidamos cada vez mais com signos do que com coisas. O editor ressalta que “O diálogo intertextual se faz presente em todo trabalho e amplia-se na análise da tessitura dos signos em vozes e olhares da África com Octaviano Correia em seu livro O país das mil cores e em treze obras de Ângela Lago (http://www.angela-lago.com.br/) em suas artes e experimentações literárias, no livro e na hipermídia.”

Assim, os novos signos literários são analisados em sua interligação com um todo atual, formando uma tessitura contemporânea. Para o Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho, também especialista da USP em literatura infantil e juvenil “(...) ao iniciar a leitura desta obra, o leitor aceita do convite de sua autora novas maneiras de olhar, novas concepções do ver, do sentir e de ouvir. Ter a oportunidade de ler esta obra tão necessária e envolvente de Maria Zilda da Cunha é poder ganhar possibilidades outras de entender a literatura infantil e juvenil como um universo ímpar para o entendimento da nossa própria sociedade, sua maneira de pensar, sua ética e, acima de tudo, sua estética.”

Esta parece ser uma obra de interesse para professores, estudantes e autores que queiram se aprofundar na estética, na ética e na percepção de um novo olhar para a tessitura de literatura infantil contemporânea de qualidade.

Fabio Lisboa
http://www.fabiolisboa.com.br/

Lançamento: Na tessitura dos signos contemporâneos: Novos olhares para a Literatura Infantil e Juvenil
De: Maria Zilda da Cunha
Editora: Paulinas
Dia: 14 de abril (quarta-feira) Hora: 19:30h
Local: Livraria da Vila (unidade Vila Madalena) Rua Fradique Coutinho, 915 - Telefone: (11) 3816-2121 e 3814-5811

0 comentários:

Postar um comentário