Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

FNLIJ Catálogo de Bolonha 2010 - IBBY

Conheça O mistério amarelo da noite, autores e obras selecionadas pela FNLIJ
para o Catálogo de Bolonha 2010 - IBBY - 47ª Bologna Children's Book Fair

Os indicados (e que ficaram entre os finalistas - top 5) ao Prêmio Hans Christian Andersen (o Oscar da Literatura infantil e Juvenil, já recebido pelas autoras brasileiras Lygia Bojunga e Ana Maria Machado) deste ano foram: Roger Mello (Carvoeirinhos, Meninos do Mangue e A Flor do lado de lá) e Bartolomeu Campos Queirós (Até passarinho passa, O Olho de vidro de meu avô, Tempo de vôo).

Os homenageados deste ano foram 5 dos precursores de uma literatura infantil e juvenil genuína, transformadora, inteligente e sensível: Ana Maria Machado, João Carlos Marinho, Joel Rufino dos Santos, Ruth Rocha e Ziraldo.



Marcelo Marmelo Martelo, O Menino Maluquinho, Menina Nina, Na Rota dos Tubarões – O Tráfico Negreiro e outras viagens, Bisa Bia Bisa Bel e História Meio ao Contrário são alguns dos clássicos destes autores que a cada ano conquistam novos leitores...

Bem, quem está começando a estudar sobre (ou tentando se lembrar de quando lia) literatura infantil não tem obrigação de conhecer todas estas obras mas será uma delícia iniciar a jornada por qualquer uma delas... Mas quem é da geração anos 80 que como eu (que batia figurinhas para completar um álbum) tem obrigação de se lembrar do best-seller de João Carlos Marinho: O Gênio do Crime. Desde o lançamento em 1969, a aventura dos colecionadores de figurinha que se tornam detetives para desvendar falsificadores, já conquistou quatro gerações de leitores! Um excelente começo pra quem quer relembrar ou se embrenhar no mundo infanto-juvenil!

No restante do catálogo é possível conhecer as novas produções de autores (mestres na construção de cada ideia-texto) como Marina Colasanti, Heloísa Prieto, Ricardo Azevedo, Ilan Brenman, Flávio de Souza, Celso Sisto, Roseana Murray e Cláudio Martins, entre outros, ilustradores (mestres na construção de cada ideia-imagem) como Roger Mello, Nelson Cruz, Rogério Coelho, Alexandre Rampazo, André Neves, Michele Iacocca, Fernando Vilela, Yaguarê Yamã, e autores estreantes que também tiveram vez como César Obeid, Flávia Reis e Fabio Lisboa :O)

O arquivo está em língua inglesa:

http://www.fnlij.org.br/imagens/primeira%20pagina/2010/Bolonha2010.pdf

Sobre O mistério amarelo da noite
O menino está voltando sozinho para casa e, de repente, fica tudo escuro. Seus pés chutam uma garrafa, um cachorro se assusta e começa a correria, uma perseguição maluca que o leva o até o Beco Escuro.

Escuridão, ruídos estranhos, sombras, uma casa assustadora e... o mistério amarelo da noite. Inspirado em sua prática de contador de histórias, Fabio Lisboa coloca agora em livro esses elementos fascinantes que instigam o leitor a lidar com seus sonhos e usar a imaginação.

E, no final, o leitor é convidado a se juntar ao autor e desvendar à sua maneira o mistério amarelo daquela noite. Como assim? Ah, só lendo o livro para saber!

Assista ao trailer do livro em: http://www.fabiolisboa.com.br/


Sobre a FNLIJ
A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ - é a seção brasileira do International Board on Books for Young People - IBBY, órgão consultivo da UNESCO, uma instituição de direito privado, de utilidade pública federal e estadual, de caráter técnico-educacional e cultural, sem fins lucrativos, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro, cujo principal objetivo é promover a leitura e o livro de qualidade para crianças e jovens. A FNLIJ é pioneira em projetos de estímulo à leitura, ao beneficiar crianças e jovens que não têm acesso permanente a um acervo variado de obras literárias.
http://www.fnlij.org.br/

0 comentários:

Postar um comentário