Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Projeto ABC: Aprender, Brincar e Cuidar

Influências positivas para as nossas crianças
e para o nosso futuro


Do nascimento aos primeiros seis anos as crianças estruturam capacidades físicas e psicológicas que vão influenciá-las pelo resto de suas vidas. E todos os adultos presentes no início da vida dessas crianças exercerão grande influência no desenvolvimento de suas capacidades humanas.



Ao se desenvolver, a criança tenta incansavelmente ser aceita, amada e cuidada, para isso se comunica como pode, logo tenta imitar a fala, tenta se locomover e brincar, logo aprende a andar, tenta satisfazer necessidades físicas e emocionais e, conforme vai se desenvolvendo, vai tentando imitar as demais habilidades dos adultos ao seu redor. Assim, o nosso comportamento diante das crianças e as atividades que proporcionamos a elas terão forte influência para o futuro da criança, que é também o futuro de nossa própria sociedade.

Se hoje buscamos o desenvolver de uma sociedade socialmente justa, interconectada e pacífica, que exemplo temos dado aos nossos filhos? E o exemplo aos filhos “dos outros”, é também um ensinamento? E qual a importância do exemplo-ensinamento dos professores e cuidadores de crianças (familiares ou profissionais)? Qual a importância de atendermos prontamente um bebê que chora? Como podemos nos comunicar com sucesso quem ainda não fala? O que a linguagem do brincar e das histórias tem a dizer aos pequenos?

Recentes avanços da ciência (em especial da neurociência) nos permitiram mapear o impacto de atividades como o brincar, cantar, conversar e compartilhar histórias e entender melhor a importância dos adultos e de seu exemplo positivo ou negativo no desenvolvimento da criança rumo ao futuro que gostaríamos de traçar para o mundo.

Considerando a importância de conscientizar o mundo adulto sobre o desenvolvimento do mundo infantil e o possível aprimoramento do relacionamento entre esses dois mundos, nasce o Projeto ABC: Aprender, Brincar e Cuidar.

Este projeto é uma iniciativa da United Way Brasil (UWB) contando com a parceria no desenvolvimento técnico-pedagógico da IPA-Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar).

O Projeto é estruturado em 5 eixos e o resumo teórico de cada eixo, bem como histórias relacionadas a cada tema, serão postados aqui. A iniciativa prevê cinco encontros formativos, sendo que a turma piloto é formada por 40 professoras e coordenadoras pedagógicas de CEIs (Centros de Educação Infantil) e Escolas Públicas de Educação Infantil da DRE (Diretoria Regional de Ensino) da Capela do Socorro (São Paulo – SP). Nos encontros realizamos um jogo de simulação que permite a análise de casos reais, dinâmicas lúdicas e integrativas, atividades teóricas e práticas e contamos histórias que aprofundam (e ampliam) a significação dos temas.

Os temas-eixo dos encontros são:

1. Cuidar de si para poder cuidar do outro.

2. Entender e responder para a criança.

3. Conversar, brincar, ler e cantar.

4. Criar um mundo previsível para a criança.

5. Propiciar um ambiente amoroso, aconchegante e seguro.

Esperamos que os textos e histórias postados incentivem a discussão sobre os temas entre os participantes do curso e os leitores do blog.

Abraços,
Fabio Lisboa

http://www.unitedwaybrasil.org.br/

http://www.ipabrasil.org/

http://www.contarhistorias.com.br/


Ficha técnica:



Projeto ABC – Aprender, Brincar e Cuidar




Coordenação pedagógica geral:
Marilena Flores Martins (IPA-Brasil)
Fernanda Rezende Vidigal (UWB)

Coordenação pedagógica executiva:
Fernanda Rezende Vidigal (UWB)
Fabio Lisboa (IPA-Brasil)
Sandra (UWB)

Edição de Textos:
Marilena Flores Martins (IPA-Brasil)
Fabio Lisboa (IPA-Brasil)
Eliana Pougy (IPA-Brasil)

Autores:
Andrew Swan
Eliana Pougy
Edilene Modesto de Souza
Fabio Lisboa
Iole da Cunha
Luzia Torres Gerosa Laffite
Marilena Flores Martins
Tecka Mattoso

Palestrantes convidados:
Andrew Swan
Claudia R. Bhurkna
Eliana Pougy
Edilene Modesto de Souza
Fabio Lisboa
Marilena Flores Martins

Seleção das histórias:
Fernanda Rezende Vidigal (UWB)
Fabio Lisboa (IPA-Brasil)

Histórias recontadas por:

Este projeto é uma das ações do Programa Crescer Aprendendo desenvolvido pela United Way Brasil (UWB) com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos de idade. O projeto ABC – Aprender, Brincar e Cuidar contou com a parceria técnico-pedagógica da IPA-Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar) que por sua vez também tem outros projetos relacionados ao brincar e a formação de jovens, pais e educadores.
Saiba mais sobre essas instituições em:
 http://www.unitedwaybrasil.org.br/
http://www.ipabrasil.org/

0 comentários:

Postar um comentário