por Vania Longo
No
ambiente escolar, alguns motivos levam os alunos a se “desencontrar”, desmotivando-se
pelo estudo, não se interessando pelas matérias ensinadas, tampouco pelas aulas
ministradas, não estabelecendo vínculo com os colegas, apresentando apatia diante
das tarefas, ritmo lento ou acelerado em relação à turma, demonstrando
dificuldades na aprendizagem, logo, estando
sujeitos à reprovação, o que agrava ainda mais o quadro discorrido.
Observamos
que invariavelmente os estudantes não estão devidamente mediados para a
aprendizagem, os conteúdos apresentados não falam para a essência, para a
“alma”, a escola e a família não conseguem interessá-los, despertá-los para uma
vida interior que faça conexão com o conhecimento sistematizado pelas ciências
e assim são fortalecidos os motivos para a “desistência”, apatia, desinteresse.
Sabemos
que nesse momento, a percepção e intervenção do professor são diferenciais no
estreitamento de um vínculo que pode reaproximar, orientar e incentivar a
retomada das tarefas. A intervenção do professor pode ser feita utilizando os
contos de fada e para isso é necessário: a disponibilidade interna em tentar e
uma aproximação do universo dos contos para conhecer as possibilidades de
auxílio que estes oferecem.
Os contos
de fada inseridos no contexto das aulas podem significar ao aluno a “acolhida”
do professor, um alento às dificuldades encontradas, o professor “compreende
esse momento delicado em que se encontra o pupilo e o “aceita” sem distinção, o
apoia, disponibiliza-se em ajudar/orientar sem desmerecer a gravidade das dificuldades
nem tão pouco a capacidade de superá-las.
Pesquisar sobre os contos de fada
como instrumentos de superação das dificuldades do aluno no universo escolar,
como um recurso do professor para sintonização dessas dificuldades e a
utilização dos mesmos como viabilizadores de superação, é um desafio
que me encanta e desperta a vontade de poder contribuir com a formação deste
profissional.
A pesquisa, os projetos, os cursos, a contação de
histórias para as crianças, adolescentes e adultos movem um interesse autêntico
que me levou a desenvolver uma metodologia própria de intervenção
psicopedagógica junto a alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano.
Esta metodologia encontrou eco quando cursei uma
disciplina na USP – ministrada pelo professor doutor Gilberto Safra autor de um
livro intitulado: Curando com Histórias; neste livro ele publicou seu trabalho
na clínica psicológica que consistia em atender crianças e seus respectivos
pais com queixas de “sofrimento, desadaptação, etc.” Ele ouvia a queixa e a
partir daí “montava um história que contava a experiência da criança seguida de
superação e entregava esta história para os pais contarem à criança”. Depois de
um determinado período de acompanhamento verificava que a “cura havia sido
processada” e o processo terapêutico se resumia a quatro sessões no máximo.
Ler este livro me revelou que alguém mais além de
mim acreditava que era possível abreviar o sofrimento com uma intervenção
pontual; mostrou mais, que eu intuíra um processo parecido e o havia aplicado
na escola e já o intitulava “curando as dificuldades de aprendizagem com
histórias” – este é o projeto que tomou corpo e passou a ser minha tese de
mestrado.
O curso que ministro no momento – apresenta esta
metodologia que tem base teórica na psicologia e na psicopedagogia emolduradas
pela base dos contos de fadas da tradição oral.
Oferece recursos para compreender a dinâmica da
criança que “sofre” na escola ou que demonstra o sofrimento existencial no
ambiente escolar.
Demonstra possibilidades de intervenção para
orientação da criança, dos professores com ela envolvidos e com a família;
assim, observa-se a melhora em curto espaço de tempo e a alegria em ver a
criança retomar sua energia, sua saúde psíquica e a capacidade de aprender
livre de amarras, não tem preço.
Referências
Vania Longo – Psicóloga com 26 anos de experiência,
pós-graduada em Psicopedagogia pela Metodista e em Educação a Distância pelo
SENAC; Professora no Ensino Superior - Graduação e Pós Graduação; desenvolve
vários projetos envolvendo os contos de fadas junto a alunos de todos os níveis
de ensino, professores nos cursos de formação continuada, pais etc. – área de
estudo e projeto de mestrado: “Os contos como possibilidade de cura nas
dificuldades escolares”
Para saber mais acesse: http://www.facebook.com/vania.longo.5
ou encaminhe um e-mail para – vania_longo2412@hotmail.com
Livro
Curando com Histórias - Gilberto Safra.
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2 comentários:
Agradeço imensamente ao Fábio Lisboa que disponibilizou este espaço para divulgação da minha pesquisa e trabalho! Tamanha receptividade tem valor inestimável! Aproveito para informar que a 5ª turma deste Curso de Contação de Histórias - teve início hoje - foi um sucesso - uma turma maravilhosa! As pessoas que tiverem interesse ainda podem se inscrever e participar a partir do 2º encontro. Informações: 4344-2080 ou pelo e-mail: vania_longo2412@hotmail.com
E eu agradeço a sua disposição em escrever este texto para o blog e desejo que o sucesso de suas histórias seja Longo, Vania :) !
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