Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

III Festival Mundial da Paz: Conte Histórias pela Paz


Nesta postagem você encontra um breve explicativo sobre o III FestPaz, um convite a participar (de onde estiver) e dicas de “Histórias pela paz”.
 
O FestPaz 2012
Idealizado pela Unipaz, Universidade da Paz, ocorre pela primeira vez em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de setembro de 2012, no Parque do Ibirapuera (e em outros locais "ecoando" pelo Brasil e pelo planeta), o III Festival Mundial da Paz.

A proposta do Festival é conscientizar e mobilizar as pessoas de tal forma que seja possível sairmos de uma cultura de guerra para uma cultura de Paz no mundo, por meio de três caminhos: cultivo da Paz Pessoal, Paz com o Outro e Paz com o Meio Ambiente.

O III Festival Mundial da Paz vai oferecer atividades distribuídas em 26 tendas pelo parque, além de eventos em auditórios, com o objetivo de promover a experiência em seus diversos âmbitos. Já são mais de 5 mil voluntários e público esperado é de mais de 200 mil pessoas.

Dentre as atividades (todas gratuitas) há opções para toda a família. Estão previstas oficinas de sustentabilidade e permacultura,  biodança,  dançaterapia, palestras sobre parto humanizado, rodas de conversa entre pais e filhos, contação de histórias, jogos cooperativos, meditação, ioga,  oficina de artes,  música, teatro, literatura, debates sobre educação para a Paz,  mídia e  cultura de paz, brincar, entre outras. A tenda Festinfância conta com atividades direcionadas para as crianças.

Por acreditarmos em seu propósito, convidamos você a se juntar, de onde estiver e mesmo pela internet, à mobilização que a UNIPAZ está promovendo para que o maior número possível de pessoas integre essa grande festa pela Paz.

Apoie a Divulgação
·        O FestPaz está nas redes sociais e você pode segui-lo no Twitter ou curti-lo no Facebook ou caso de você escrever num blog ou site veja outras formas no “Kit Mobilização” do site oficial.

Divulgue a sua contribuição pela paz
Ecos do Festival é uma área para registro de ações/experiências de paz. Conte a ação que você realizou ou pretende realizar. Sugerimos que você também realize isoladamente e/ou inclua na sua ação a Cerimônia da Chama da Paz repetindo o mantra: “Que a chama da paz ilumine, aqueça e habite o coração de toda a humanidade”.

Manifeste a Sua Paz e registre aqui.

Faça parte da Teia Global de Paz!


FestInfância
Com o apoio da IPA (Associação pelo Direito de Brincar) e da Liga Solidária (em especial, do Prof. Luís) Fabio Lisboa e Ariane realizaram a Capacitação de mais de 100 Jovens do Educandário Dom Duarte que focalizarão atividades lúdicas (incluindo brincadeiras tradicionais e contação de histórias) na tenda FestInfância (próximo ao PORTÃO 6 do Pq. do Ibirapuera, das 9:30 as 12:30 e das 14 as 17h). Neste local, haverá também profissionais atuando como voluntários - contadores de histórias, arte-terapeutas, agentes do brincar - como Mônica Guttmann, Andrea Nogueira e Rita Lima, projeto Cooperação e, além da UNIPAZ, com o apoio do Instituto Brincante, IPA (Associação pelo Direito de Brincar), Movimento Infância Livre de Consumismo, Liga solidária, Aliança pela Infância, Instituto Brasil Leitor, Instituto Alana, Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, Federação dos Bandeirantes do Brasil.
Ecos do Festival
Histórias pela paz com Fabio Lisboa - Contação de Histórias na BSP – Biblioteca de São Paulo Localização: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 Parque da Juventude Santana, ao lado da Estação Carandiru do metrô. Dia 09 de setembro 16h - (parte da Programação Ecos do FestPaz – Festival Mundial da Paz).
Dicas de Histórias pela Paz:

História: Dois bodes cabeça-dura e uma ponte estreita

História: Dois bodes cooperativos e uma ponte estreita

História: Onde encontrar a felicidade?

0 comentários:

Postar um comentário