Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Lino, despedidas, aventuras e reconexões


Lino - autoria e ilustrações de Andre Neves

“Naquela manhã Lino acordou triste. Lua havia desaparecido da loja de brinquedos.”

Assim começa a história do porquinho (de brinquedo) Lino, que perde a sua melhor amiga, a coelha (também de brinquedo, claro) Lua, contada e ilustrada por André Neves.

Será que o personagem Lino vai reencontrar a sua inseparável amiga? Com um texto sutil e tocantes imagens, a obra pode ajudar a criança na difícil tarefa de se desapegar não só de coisas materiais como brinquedos (sejam eles perdidos, ou aqueles que não foram comprados ou foram emprestados, doados) mas na partida de seres vivos, até então fortemente conectados conosco, como amigos, parentes e até bichinhos queridos.

Esta partida, se vislumbrarmos a metáfora desenhada num nível mais profundo, pode ser até mesmo a despedida da vida.

Lino - autoria e ilustrações de Andre Neves
As metáforas das histórias permitem que as crianças estanquem o sangue da dor que esvai a vida de sentido. Assim como faz o personagem, de algum jeito a nossa existência aparentemente vazia pode encher de alegria alguém que precise de nosso amor. Seja nos livros, ou na vida, os finais felizes são sempre possíveis.

Traçando um paralelo com a vida real, numa aguda crise de depressão, foi numa troca de olhares entre um humano e um bicho, somente ao perceber que a vida de seu cão dependia dele, John Unger escolheu não se suicidar e cuidar de seu amigo de estimação Schoep, amando-o incondicionalmente até o fim.

Hannah Stonehouse Hudson / Stonehouse Photography
E sua história (e imagem que rodou o planeta) virou inspiração para (re)conectar a compaixão entre pessoas e animais e até mesmo entre os seres humanos (estivessem estes desiludidos ou esperançosos com o mundo).

Histórias como a dos Primeiros homens, cachorros e pedras também nos confortam e trazem de volta uma conexão não mais existente no mundo físico mas que ressoa todos os dias em nossa memória. Ao darmos sentido à vida e recontarmos nossas histórias de amor, mesmo quando este não está mais caminhando perto de nós, teremos o amor conosco para sempre. São palavras entrelaçadas em metáforas de compaixão e esperança que nos fazem querer novamente participar da aventura de viver.

Na noite escura da solidão, as histórias nos permitem sair de nós exatamente para voltarmos mais confiantes até nós! Elas nos fazem reerguer a cabeça, nos ajudam a procurar a lua e, ao reencontrá-la, enxergar de um novo jeito o seu brilho e beleza.

Ao caminhamos junto com Lino em busca de sua inseparável amiga Lua não procuramos só um brinquedo perdido que acende a barriga quando ri ou o nosso melhor amigo que nos deixou. Procuramos a nossa própria luz.

Ao reencontrar nossa luz, iluminaremos o caminho de muitos que estão na penumbra da penúria solitária. E nada melhor para compartilhar luz do que contar uma história! De livro, de memória, real ou inventada... O importante é não só falarmos mas também ouvirmos! O deleitoso é nos conectarmos à história do outro e vivermos juntos, no momento do conto, uma tal aventura! Assim, cada história contada, mesmo sendo uma história antiga e recontada, fica sendo uma nova e única aventura.


Lino - autoria e ilustrações de Andre Neves

 Post relacionados e Contação de histórias (Lino)

Livros Infantis Grátis da Coleção Itaú Criança 2012 - Lino é um dos 3 livros enviados gratuitamente pelo projeto do Itaú Social enquanto durarem os estoques. Nesta postagem há dicas de atividades para pais, professores, mediadores de leitura e contadores de histórias (atuando como educadores em escolas).

História: Os primeiros homens, cachorros e pedras

História real – Homem e cão (John e Shep) no lago: uma história de amor, compaixão e retribuição

Como contar histórias e ler para crianças



Contação de Histórias:
(confira a programação cultural completa no link Agenda)

Apresentações na FNAC Pinheiros com Fabio Lisboa e seus convidados

Sempre aos: Sábados - Horário: 17:30 h
Local: FNAC Pinheiros - Praça dos Omaguás nº 34 -Telefone: (11): 3579-2000
Eventos gratuitos

03/11/12 – Lino
10/11/12 – O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado
17/11/12 – A Bela e a Fera com Beto Fantoches

Contação de Histórias na BSP – Biblioteca de São Paulo
Localização: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 Parque da Juventude Santana, ao lado da Estação Carandiru do metrô.
Dia 04 de novembro 16h – O Mistério Amarelo da Noite


Imagens

Ilustrações:

Fotos:
Hannah Stonehouse Hudson / Stonehouse Photography

2 comentários:

Marcia Honda disse...

A querida professora trabalhou este livro na aula. Meu menino (2 anos) ficou profundamente tocado pelo livro e me contou várias vezes do jeito dele. Eu não tinha entendido, porque não fazia sentido a Lua sumir de uma loja de brinquedos. Obrigada por postagem: agora tudo ficou claro. Adorei!

Anônimo disse...

isso e um otimo incentivo para as criancas espero que continue para incentivar cada vez mais
teno 11 anos e adorei o livro itau nossa e mto legal no meu face ana karoline costa tem comentarios meus la e minha foto estoem cima de um negocio cheio de plantas com a mao no queixo e de vestido preto e uso oculos

Postar um comentário