Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

História: Nasrudin e o valioso papagaio

Foto: unsplash (copyrights free): Zdnek Machacek 

 

Conto da Tradição oral recontado por Fabio Lisboa

 

Além de contar histórias, Nasrudin amava pássaros. Em sua época, um pouco depois do “tempo em que os animais falavam”, as pessoas iam ao souq, ao mercado livre, para vender aves engaioladas.

 

O Mulá Nasrudin não gostava disso. Mas de vender, ele gostava! Então juntava suas duas paixões: vendia aves livres. Eram as mais caras do mercado. Mas isso não importava para ele - e nem para os seus clientes: o mulá era o que mais vendia pois as pessoas ficavam encantadas com os pássaros e também com o entusiasmado discurso de Nasrudin.

 

No entanto, um dia, o vizinho de Nasrudin apareceu com um pássaro tão maravilhoso quanto seu discurso:

- Vejam todos, este pássaro sabe voar livremente, como os de Nasrudin! Tem as penas lindamente coloridas de verde brilhante. Mas sua beleza não é só exterior. Ele é inteligente. E sabe falar! E não é só isso. Sabe contar historias! E quando voa livremente, ao retornar, conta de suas lindas viagens pelo céu e encanta a quem o escuta. Ele custa apenas 1.000 dinares.

 

E todos no mercado suspiraram pois aquilo era uma quantia muito grande para um pássaro mas muitos pensaram em juntar dinheiro para ter um pássaro daquele ao lado - e não engaiolado!

 

Mas Nasrudin ficou contrariado. No dia seguinte, apareceu no mercado disposto a oferecer um ser alado ainda mais fantástico.

- Vejam todos: Este pássaro sabe voar livremente como os meus! Tem as penas maravilhosamente verdes e brilhantes. E sua beleza vai muito além do exterior! Ele é inteligente. Amoroso. Companheiro para todos horas. E conhece muitas histórias. É um especialista em histórias. Custa 2.000 dinares.

 

O povo ficou boquiaberto e interessado mas o vizinho, irritado, ainda sem ter conseguido vender o seu papagaio, tenta desmascarar o mulá:

- Mas Nasrudin, como pode cobrar o dobro de meu papagaio, que espécie de especialista é esse? Ele pode até conhecer histórias mas seu pássaro não sabe nem falar, que dirá contar as histórias? Afinal, seu pássaro é verde e até se parece com o meu, pode até ser da mesma família, mas é menor, e principalmente não é um papagaio e sim um periquito!

 

- Verdade, é um periquito e ele não fala, mas presta muita atenção e vale muito: ele é um excelente ouvinte!

 

Recontado por Fabio Lisboa

Inspirado numa versão ouvida de seu avô, Luiz Lisboa

 

Foto: unsplash (copyrights free - acesso em 23-11-2021): Zdnek Machacek - fonte: https://unsplash.com/photos/OlKkCmToXEs

 

Instagram:

https://www.instagram.com/fabiolisboahistorias

Fundador de www.contarhistorias.com.br

Fanpage:

https://m.facebook.com/Fabiolisboacontarhistorias

Canal Contar Histórias:

https://www.youtube.com/user/contadordhistorias

Clique para falar pelo WhatsApp:

https://bit.ly/CONTARHISTORIAS

0 comentários:

Postar um comentário