Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Literatura Infantil: Juca Pé de Fruta


 Por Editora Tordesilhinhas

De onde vêm a manga, a jabuticaba e o mamão? Para que serve o limão? Neste livro os leitores mirins aprendem com Juca, o menino que se diverte comendo fruta no pé e que conhece as cores, as formas e até a “finalidade” de cada uma, como a melancia, que se transforma em um capacete, ou o limão, um fiel aliado no treinamento de caretas. Diversão saborosa em cada página.

Sobre a obra

Quem cresceu em um tempo em que havia poucas opções de comida industrializada com certeza viveu uma infância repleta de caroços de melancia e de laranja, fiapos de manga e cascas de tangerina. Para essas pessoas pode parecer estranho que atualmente as crianças não saibam distinguir um pimentão de um abacate ou de um rabanete, uma maçã de uma manga – mas é exatamente isso o que acontece, conforme mostra o documentário Muito além do peso, lançado em 2012. Ao que parece, a natureza nunca esteve tão distante das crianças que moram nas cidades.

Essa é uma experiência muito distinta da que teve o Joca, o menino que inspirou Léo Tafuri a escrever Juca Pé de Fruta. Simpático e alto-astral, morador de uma cidadezinha do interior mineiro, o moleque vive muitas aventuras e conta muitas piadas entre as árvores frutíferas dos sítios da família. Léo achou que ele tinha algo a ensinar à molecada da cidade. “Fiquei imaginando que para cada árvore de fruta ele teria um causo divertido. E que, por se alimentar diariamente das frutas, ele e qualquer criança seriam naturalmente mais criativas, curiosas, espontâneas e divertidas. Inconscientemente, eu também estava dando voz ao meu ser vegetariano, que preza e muito a alimentação saudável.”

No livro, Juca prova muitos sabores e ainda matuta sobre a utilidade extra de cada fruta, como a melancia, que se transforma em um eficiente capacete, ou o limão, fiel aliado no treinamento de caretas. As ilustrações de Natalie Catlett completam o texto saboroso, que, além de divertir as crianças, pode ajudar pais e educadores a mostrar a elas um mundo de cores, formas e sabores.

Educação Alimentar
O livro alia diversão com a possibilidade de educar as crianças para a importância de comer frutas. Diversas escolas têm programas de alimentação saudável, e eles sempre começam pela apresentação das frutas. Nesse sentido, o livro é um aliado dos educadores. Veja no fim do artigo a palestra sobre o tema.

Lançamento
Juca Pé de Fruta
Sábado, dia 16/05/15, a partir das 16h.  
Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, Av. Higienópolis, 618, São Paulo.
O autor e a ilustradora estarão lá para autografar os livros.
Contação de histórias com Fabio Lisboa, às 17h.

Sobre o autor
Léo Tafuri nasceu em Belo Horizonte (MG). Formado em cinema, é um dos sócios da Panaceia Image.

Sobre a ilustradora
Natalie Catlett nasceu em São Paulo (SP). Formada em artes pelo Pratt Institute, em Nova York, trabalhou em grandes editoras e hoje é arte-educadora.

Mais informações:

Para comprar clique aqui:

Educação Alimentar
Palestra com Nutricionista sobre Educação Alimentar e Contação de Histórias com Fabio Lisboa – alimentação saudável, orgânica, vegetarianismo, mitos, verdades, conhecimento, nutrição afetiva e diversão! Consulte este e outros projetos de storytelling temático (para crianças e-ou adultos): fabio.lisboa@imagineprojetos.com



Posts Relacionados

História: A disputa das palavras

História: O tesouro enterrado

100 indicações de livros infantis e juvenis imperdíveis - divididos por faixa etária

0 comentários:

Postar um comentário