Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Programação de Abertura da BVL - Biblioteca Parque Villa-Lobos




Já pensou dar um passeio no parque, depois sentar à sombra e ouvir um conto contado por contadores de histórias?

E se dentro do parque também tivesse um acervo de milhares de livros que pudessem ser lidos numa biblioteca e também emprestados para serem lidos em casa ou debaixo de uma árvore? E se nesse lugar encantado bebês, crianças, jovens e adultos ouvissem histórias... inclusive ao pé do ouvido...

E se, como o parque, essa biblioteca fosse viva, com livros e gente que gosta de ler, com pessoas que gostam de brincar, jogar e criar jogos de tabuleiro, jogar videogame e interagir com outros gamers, ouvir música do acervo e ao vivo, assistir filmes e aprender a produzir uma animação, apreciar arte e sair com o artista fazendo arte pelo parque.

Esse lugar existe e tudo isso, dentre tantas outras atividades, poderão ser feitas neste fim de semana (dias 20 e 21/12/14, das 9 às 18:30h) na abertura da BVL - Biblioteca Parque Villa-Lobos e, a partir de então, conforme a programação semanal.


Este conceito de "Biblioteca Viva" implantado na BVL já faz da BSP - Biblioteca de São Paulo - o local mais visitado dentre os museus da cidade (superando o Museu do Futebol) alcançando a média de mais de 300 mil visitas por ano.

Além de programação intensa e do acervo circulante, a BVL disporá de computadores com acesso à internet, rede sem fio, equipamentos especiais para deficientes visuais e ambientes confortáveis para leitura, estudo e diversão. A proposta de incentivo à leitura foi idealizada pela Secretaria da Cultura sob o signo da modernidade, da inclusão e do amplo acesso à informação, ao lazer e à cultura.


Destaques da Programação:

Dia 20-12-14 (sábado)

Atividades no Parque Villa Lobos: 9 às 16h
Cinco tendas espalhadas no parque, ações de mediação de leitura, produção de estandarte e cortejo para o cerimonial na biblioteca.

Cerimônia de abertura: 10 às 10h30

Leituras ao Pé do Ouvido: 10h30 às 18h
Mediação de leitura: sugestões de títulos, temas e autores imperdíveis. Com equipe BVL e Fabio Lisboa.

Segundas Intenções: 11:30h às 12:30h
Bate-papo com a escritora Ruth Rocha.
Local: Oca.

Tabuleiro de jogos: 10 às 16h30
Produção de forma sustentável de jogos de tabuleiro de diversas partes do mundo e épocas. Local: Deck infantil. Com Caravana Lúdica.

Jogos Sensoriais: 10h30 às 17h
Pessoas com e sem deficiência brincam e jogam para estimular as habilidades sensoriais e a memória. Local: 1o andar. Com a equipe BVL.

Hora do Conto: 18 às 18h30
Sessão de Contação de Histórias com pérolas do acervo BVL: contos da tradição oral, clássicos e autores contemporâneos da literatura infantil. Com Fabio Lisboa.


Dia 21-12-14 (domingo)

Domingo no Parque: 9 às 16h
Sessões de Contação de Histórias ao longo do dia.
Local: Próximo à BVL.

Leituras ao Pé do Ouvido: 10h30 às 15:30h
Mediação de leitura: sugestões de títulos, temas e autores imperdíveis. Com Fabio Lisboa.

Jogos de videogame: 10 às 18h
Local: BVL - Sala de Criatividade 4.

Hora do Conto: 16 às 16h50
Com teatro de papel, bonecos e instrumentos musicais de origem oriental, Chris Miguel encarna a princesa indiana sufi Noor Nayat Khan que escrevia e contava história para crianças.

Endereço:
www.parquevillalobos.sp.gov.br
Parque Villa-Lobos. Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001. Alto dos Pinheiros - São Paulo - SP - Tel: (11) 2683 6302.

Programação Completa
(clique na imagem abaixo para ampliá-la)






Foto: Domingo no Parque - sessões de contação de historias e mediação de leitura com Fabio Lisboa.



0 comentários:

Postar um comentário