Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

IV Festival de Contadores de Histórias - CCBB 2014 - apresentações gratuitas


Toumani Kouyaté e Dinah Feldman se apresentam às 15h do dia 26 de janeiro (Foto: Roberto André/Divulgação)
 

Por GiraSP
 
Para celebrar o aniversário de 460 anos da cidade de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil – SP, por meio de seu Programa Educativo, realiza nos dias 25 e 26 de janeiro a quarta edição do Festival de Contadores de Histórias. O objetivo é fazer com que o público da cidade conheça e se reconheça por meio de histórias que apresentam as diversas identidades “presentes” na capital paulista.
 
Serão 14 apresentações gratuitas reunindo grupos e artistas representativos do gênero, tais como Ópera na Mala, Meninas do Conto, Kiara Terra, Cia do Solo, Cia Prosa dos Ventos, Trecos e Cacarecos, Cia das Cores, entre outros. Vale destacar ainda a participação do músico e ator africano, radicado na França, Toumani Kouyaté, que ao lado da atriz brasileira Dinah Feldman, irá narrar a história Kirin kirin.

A equipe de arte-educadores do Programa Educativo do CCBB também estará representada no Festival. O grupo vai apresentar a narração Dando corda a imaginação, enquanto que a atriz e arte-educadora Isadora Soares Borges, deficiente auditiva, realizará contação na linguagem de libras, tendo o auxílio de uma educadora especialista em leitura de sinais, que fará a tradução. A experiência proporcionará uma “troca de lugares”, em que o público poderá sentir como os surdos percebem, se comunicam e se expressam sem a narrativa tradicional.

Confira a programação:

Dia 25 de janeiro, sábado

11h - É coisa de Zé! – com grupo do CCBB Educativo São Paulo
 Sinopse: A apresentação “É coisa de Zé” traz as histórias “A quase morte de Zé Malandro” e “Façanhas de Zé Buurraldo”. Zé Malandro é um camarada que até é boa pessoa, mas é safo que nem ele só. Com muito jogo de cintura, consegue inventar planos mirabolantes para escapar da morte, driblando até mesmo o diabo e a sua tenebrosa esposa. Já Zé Burraldo não tinha quase nenhuma malandragem e muito menos esperteza. Após a morte de seu pai, parte com seu burro por esse mundo afora e acaba se metendo em enormes confusões.

12h - Fadas – com Cris Miguel
 Sinopse: A fada existe sim e ela vem pra contar histórias! A fada é um ser mitológico e fantástico que protege os seres humanos ou intervém magicamente nos seus destinos por meio de encantamentos. Ondina, Melusina, Devas da Montanha, a Fada enfadada e outros contos de fadas são as histórias escolhidas para esta brincadeira de fazer sonhar as crianças.

13h - Dando Corda na Imaginação – com grupo do CCBB Educativo São Paulo
 Sinopse: Adormecer as crianças. Curar os doentes. Explicar o mundo que não podemos ver. Fazer a imaginação trabalhar e o pensamento ir buscar. O grupo de Contação de Histórias do Educativo CCBB-SP rememora, por meio de narrativas de diversos povos, o ofício de quem conta e os convida a partilhar desse encontro.

14h - Quantas ignorâncias cabem num homem? – com Cia do Solo – Gabriel Sant´Anna e Martha Paiva
 Sinopse: Um cachorro que persegue o próprio rabo, uma formiga trabalhadora revoltada com uma cigarra artista, uma ovelha julgada em um tribunal de lobos. Uma seleção de boitos histórias do livro “30 fábulas contemporâneas para crianças” de Sérgio Caparelli. Histórias que discutem a natureza humana e fogem da leitura tradicional dos contos apresentando novos ângulos possíveis em finais muitas vezes inesperados.

15h - João Preguiça – com Cia Prosa dos Ventos
 Sinopse: João é um menino que recebe de sua mãe uma tarefa que parece bem simples, mas que ele consegue complicar. Sua mãe explica, pacientemente, o que deve ser feito e lhe dá novas tarefas, mas João nunca acerta. Ele tenta aplicar o que aprendeu, mas os resultados nunca saem do jeito que ele esperava. Será que ele vai conseguir acertar no fim da história?

16h - Contação em Libras Como o Sol Passou a Brilhar no Mundo – com Isadora Borges (Educativo CCBB)
 Sinopse: No início do mundo, tudo era escuro, melancólico e muito frio. Os animais, muito cansados de viver assim, resolvem partir em perigosas empreitadas para buscar o Sol, que vivia em uma caverna. Os animais mais fortes e destemidos tentam, mas para a surpresa de todos, quem consegue trazer o Sol é a doce vovó aranha.

16h - As Três Princesa – com Vanessa de Castro/Cia das Cores
 Sinopse: Três histórias que trazem o universo da figura mítica da princesa em alguns contos coletados por Câmara Cascudo: “A princesa serpente”, “A moura torta” e “A princesa sisuda”. São duas princesas amaldiçoadas e uma que ainda não conheceu o encantamento do mundo.

 
17h - Tropa de Causos – com Zé Bocca
 Sinopse: Causos e lendas do Interior de São Paulo são contados para o público da capital. Nos causos, aparecem personagens comuns do interior paulista, em especial do ciclo do Tropeirismo. A contação traz histórias do caipira com sua aparente ingenuidade, mas que no fundo revela sua esperteza e sabedoria.


Dia 26 de janeiro, domingo

 
11h - Dom Quixote, O Cavalheiro Sonhador – com Cia Trecos e Cacarecos
 Sinopse: Enquanto o mundo começa a ser explorado pelas navegações, um velho fidalgo ainda sonha em ser cavaleiro. Com a velha armadura de seu bisavô, o herói Dom Quixote de La Mancha sai em busca do amor e da justiça, sustentado por seu fiel escudeiro Sancho Pança.

12h - Um homem, um menino e uma baleia nesse mar… – com Cia Moacir tem Barba Branca
 Sinopse: Um homem, um menino e uma baleia nesse mar… é um espetáculo que traz pequenas histórias da tradição oral permeadas por músicas compostas pelo próprio grupo. Violão, flauta, sanfona e ukulele fazem parte da construção da narrativa, além da interação com o público, que possibilita situações de improviso, acrescentando novos elementos às histórias.

 
13h - Coleção Malazartes, Causos e outros Contos – com As Meninas do Conto
 
 Sinopse: Para esta apresentação Simone Grande reuniu vários contos do nosso querido caipira: Malazarte. Cada conto reúne sua esperteza, suas aventuras e desventuras histórias contadas em suas andanças pelo mundo. Para completar esta coleção tão divertida, os causos e contos deste universo da roça são acompanhados por Antônia Matos e sua viola.
 

14h - A palavra partilhada – com Kiara Terra
 Sinopse: Narrativas colaborativas conduzidas por Kiara Terra são um convite para que, por meio da narração de histórias brasileiras, os participantes encontrem e partilhem as histórias vividas, com a ideia de inventar sentidos novos e experimentar a sensação de empatia e pertencimento na medida em que as histórias se encontram.

15h - Kirin kirin (na língua bamanan significa Conto Conto) – com Toumani Kouyaté e Dinah Feldman
 Sinopse: Espetáculo musical de contos africanos para crianças que, conta a história dos animais da savana africana. Um dia, os animais se reuniram para escolher o mais inteligente entre eles. Sentado em seu trono, o leão decidiu que o mais inteligente seria aquele que fosse também o mais novo da savana. Assim, todos os animais se apresentaram para dizer a sua idade. E foi também um dia que o coelho convidou a hiena para pescarem juntos.
 
16h - A Princesa e O Dragão – com Cia Ópera na Mala
 
 

 Sinopse: Trupes mambembes, valentes cavaleiros, cisnes encantados, reis e aldeões interagem nesta história situada num pequeno povoado medieval onde todos tinham um medo. Essa é a história do medo da Princesa Liubliana que queria ser cantora, mas para não enfrentar o público, se isola na torre do castelo para poder cantar.

 
Serviço:

IV Festival de Contadores de Histórias

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro (Metrô Sé ou São Bento)

Dias 25 e 26 de janeiro de 2014, a partir das 11h

Grátis.

Por GiraSP

0 comentários:

Postar um comentário