Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Contador de histórias voluntário

Abra o seu coração e um livro de histórias...
Inscrições abertas na Associação Viva e Deixe Viver e em outras instituições

Na foto, Dora, a encantaDORA contaDora de histórias que as crianças... (adivinhem) aDORAm :O) !
“Constantemente impactado pela mídia, o ser humano muitas vezes é tratado como objeto. Torna-se cada vez mais urgente disseminar a causa da humanização em todos os níveis e sabemos que a educação é a salvação tanto para a saúde como para o meio ambiente. 

Isto é o que pensa o diretor-fundador da Associação Viva e Deixe Viver, Valdir Cimino e, para ele, o contador de histórias pode exercer um papel importante fazendo do entretenimento de crianças (e adultos) um momento educativo mas, acima de tudo, um momento pessoal, afetivo, de troca, contagiante: humano!

Vídeo: Não Bata, Eduque! - Contar Histórias e Cultura de paz

Uma campanha a favor dos direitos das crianças e contra os castigos físicos e humilhantes.
Campaing for ending physical punishment


Cada geração tem a chance de interromper o ciclo de violência imposto pela geração anterior. Claro que do ponto de vista dos autores da prática (especialmente pais e pessoas próximas), eles não acham que estão sendo violentos e sim estão “educando”. Mas a “palmada educativa” tem se mostrado ineficaz e quase sempre gera o efeito inverso do esperado pelos que as aplicam: as crianças se sentem agredidas, indefesas, incompreendidas. A “surra psicológica” também gera o mesmo efeito negativo.

Amar, dialogar, ouvir, compreender, ensinar, disciplinar, aprender, proporcionar atividades prazerosas, brincar e contar histórias, claro, são algumas das melhores ações educativas possíveis para alimentarmos o ciclo de uma cultura de paz.

Veremos então a relação entre o ato de Contar Histórias e a Cultura de paz, os efeitos do castigo físico e humilhante e começaremos o artigo com uma reflexão sobre como (muitas vezes sem querer) alimentamos o “ciclo da violência” e a importância de quebrá-lo.

Alimentando o ciclo da violência*

Vídeo: Crianças veem. Crianças fazem.


Children See. Children Do. Make your influence positive.
Crianças veem. Crianças fazem. Faça a sua influência positiva.


(NAPCAN's Campaign for a Child Friendly Australia)
  







About NAPCAN

Contar Histórias: Melhores postagens do Blog organizadas por temas

Histórias:

História: O Céu e o inferno - O monge e o samurai


História: O filósofo e os construtores

História: O Filósofo e o Elefante Acorrentado

História: Onde encontrar a felicidade?

História: Nasrudin - O segredo da felicidade



Teorias, práticas, pesquisas e reflexões:

Por que contar histórias para bebês e crianças? (A importância dos primeiros contatos afetivos com as palavras)

600 livros antes de entrar para a escola: as crianças dão conta?

De Patinho Feio a Cisne (O amor, o pertencimento e o sentido forjando a resiliência infantil)

Educação, comunicação, amor e resiliência infantil (Os Pilares da Resiliência, atividades e histórias: Criando um ambiente pacífico em casa e na escola)

O imaginário transformador em sala de aula

e-talk: Professores contando (suas) histórias

Brincar e contar histórias na educação infantil


   Crônicas:

Histórias imateriais materializam a cultura humana

 Poema:

Poema: Para ser grande


 Cursos:

Curso Gratuito de Contação de Histórias para adultos, jovens e crianças – Segundo semestre de 2010

Danças Circulares e Histórias na Roda

Curso contar histórias com objetos

Letramento e Meio Ambiente: A Palavra-Semente

III workshop A Descoberta do Brincar e Contar Histórias na Saúde Mental

Curso: Mediação de Conflitos

Oficina de Contação de Histórias

Projetos especiais:

Contação de Histórias: Heróis dos quatro cantos do mundo perto de nós

Uma Floresta de Histórias na I Semana Cultural das Árvores

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS e LUSOFONIA: Histórias em Nossa(s) Língua(s)


Lançamentos literários e releases:

Literatura Infantil e Juvenil: Teoria, estética, interatividade, contemporaneidade

FNLIJ Catálogo de Bolonha 2010 - IBBY

Português e Tupi, Menino e Curumim, Rio e Tietê

Convite para o lançamento de "O Mistério Amarelo da Noite"

Brincar é preciso: Ler é preciso

 Programação Cultural:

I Semana Cultural Árvores Programação


1º Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais Para Crianças e Jovens

Boca do Céu 2010 – Inscrições abertas (gratuitas) para o Encontro Internacional de Contadores de Histórias

V Festival “A Arte de Contar Histórias”


 Storytelling (post in English):

Stories in the ESL classroom


 Projeto ABC: Aprender, Brincar, Cuidar

Rotina, limites e verdade ao educar - Tema 4: Crie um mundo previsível para o seu filho (parte 4 de 5)

Histórias correspondentes: Limites na educação: sem limites para o amor - História: O Céu e o inferno - O monge e o samurai

Brincar, contar histórias, cantar, dialogar: A importância destas atividades para o desenvolvimento infantil - Tema/Eixo 3 – Converse, brinque, cante e leia para o seu filho (parte 3 de 5).

Cultura de paz nasce antes do nascimento - Eixo 2: Entender e responder para a criança (parte 2 de 5).

Histórias correspondentes: História: O Filósofo e o Elefante Acorrentado História: O filósofo e os construtores

Cuidar de si para poder cuidar do outro - Eixo 1: Projeto ABC – Aprender, Brincar e Cuidar (parte 1 de 5).

Histórias correspondentes: História: Onde encontrar a felicidade? História: Nasrudin - O segredo da felicidade

Projeto ABC: Aprender, Brincar e Cuidar - Postagem introdutória sobre o Projeto ABC: Influências positivas para as nossas crianças e para o nosso futuro (parte 0 de 5).

Contação de Histórias: Heróis dos quatro cantos do mundo perto de nós

IlustraçÃO: Pep Montserrat in KIMMEL, Eric A. - Mitos Gregos - WMF Martins Fontes

quatro Faces do Herói
Contar histórias de heróis e heroínas dos 4 cantos do mundo nos farão encarar 4 faces destes heróis: da Mitologia, do Cotidiano, da Natureza e da Paz. Ao ouvir as aventuras heróicas, os participantes vão poder se espelhar em atos valorosos e descobrir em si mesmo heróis que atravessam pontes intransponíveis, pântanos, desertos, e até a morte, que chegam de castelos encantados ou de becos imundos, que vem de muito longe ou despertam de dentro de nós.

Nelly Novaes Coelho comenta sobre o “O mistério amarelo da noite”

 
  
Caro Fabio. Adorei! Fiquei na maior expectativa, seguindo o menino perdido no Beco Escuro! Me perguntando sobre o que lhe aconteceria... A narrativa lúdica, em ritmo acelerado e contínuo suspense, agarra o leitor. Fantástica a dinâmica inter-relação Texto/Ilustração! Abração para o Rogerio Coelho... Boa "jogada": o fim que se abre para o leitor e depois retoma o ritmo e chega ao final com uma bela lição-de-vida: É preciso "saber enxergar" o que vemos! Lembrei-me de uma frase antiga (já não lembro quem disse): "A Beleza está no olhar de quem vê." É o caso da "luz amarela"! 

História: Amor ao próximo

Ilustração: KRISTINA NAGY em Histórias da Bíblia Para Crianças (p. 107).
 Jesus ensinava ao povo quando um religioso, testando-o, disse: - Mestre, que farei para alcançar a vida eterna?

O Mestre respondeu ao sacerdote com uma pergunta: - O que está escrito na lei de Deus? Como você lê o que está escrito?

Respondeu assim o sábio das leis de Deus: - Amará ao Senhor Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo.

- Respondeu bem; faça isso e viverá o sagrado eterno.

- Mas afinal, mestre, quem é esse “próximo” que devemos amar? O meu próximo é quem está perto de mim, como o meu vizinho, ou também quem está perto da minha religião, do meu sangue ou da minha pátria?

Jesus respondeu com uma parábola...