Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à educação, literatura, brincar, educação ambiental e cultura de paz.

Memória Fotográfica - Oficina grátis para idosos e demais interessados





Foto: Bianca Tozato
 
"Nossa memória é uma coleção de histórias."
Inno Sorcy, contadora de histórias africana radicada na Inglaterra

Se treinar o cérebro para se lembrar de tudo é um dom quase impossível, ouvir novos e antigos contos e causos, e, a partir disso, revisitar, ressignificar nossa memória tirando de lá belas imagens e, em vista disso, (re)criar uma linda história é muito factível. E saudável! Esse entrelaçar de imagem e palavra com a criatividade e o fazer ocorre nos encontros Memória Fotográfica. 

Neste ciclo de oficinas, produziremos um Álbum Artesanal de Lembranças Afetivas, formado por fotografias novas e/ou (cópia de) antigas, lembranças, cartas, contos de encantamento e ensinamento universais e narrativas pessoais. 

O clima é de reunião no alpendre da casa, recebendo visitas para um gostoso café da tarde, compartilhando histórias cotidianas e da tradição oral, boas lembranças, sonhos e realizações, a troca de saberes e fazeres intelectuais, artísticos e artesanais e, claro, um café quentinho.

Memória Fotográfica
com Bianca Tozato e Fábio Lisboa 

Local: Sesc São Caetano
Data 09/04/18 a 28/05/18
SEG
14H30 ÀS 16H30*
Grátis
*Exceto nos dias 23 e 30/4
Duração: Oficina = de 2 horas -  6 encontros – Total: 12h

Facilitadores:

Bianca Tozato
Fotógrafa, fundadora da Enjoy Fotografia, especializada em fotos do universo lúdico, de famílias e de parto humanizado. Oficineira em SESCs e ONGs em projetos próprios ou realizados em parceria que utilizam a fotografia como meio de transformação social. Graduada em Engenharia de Alimentos e pós-graduada em Engenharia de Processo, pelo Instituto Mauá de Tecnologia; Atua profissionalmente na fotografia desde 2010, na qual dá ênfase aos processos analógicos: produção de imagens e revelação. Possui formação livre em fotografia realizada em diversos ateliês do SESC, MAM, MAC e ECA/USP. Curadora em conjunto com Gal Oppido na exposição “Corpo de Olhos”.

Fabio Lisboa
Contador de Histórias e Palestrante há mais de 14 anos. Graduado em Comunicação Social/ESPM e Letras/USP. Desde 2003, Ludoeducador e formador pela International Play Association (IPA- Brasil – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura). Mediador de Leitura formado pelo CENPEC. Pós-graduado em A Arte de Contar Histórias: abordagens poéticas, literária e performática. Autor de livros infantis premiados (WMF Martins Fontes, Pearson Education), co-autor de livro referência sobre contação de histórias (Ed. SESC). Desenvolve projetos em universidades, empresas, escolas, ONGs, órgãos governamentais , SESCs, TV Cultura. Escreve periodicamente em: www.contarhistorias.com.br


0 comentários:

Postar um comentário