Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil - e Oscar Schmidt


Dia de celebrar histórias e a memória de nossos heróis - como Oscar Schmidt (e os nossos próprios pais ou ainda os pais e mães que queremos ser)

Por Fabio Lisboa

O Oscar (Schmidt) disse que não existe “mão santa”, existe “mão treinada”.

E minha homenagem vai para o nosso maior cestinha que — junto com o livro infantil que se celebra hoje — encantou crianças como eu.

O mesmo vale para a mão de um ilustrador como o Oscar Reinstein (@oreinstein.ilustrador).

E também para a mão de um(a) escritor(a) — que rabisca (e/ou tecla) muito até que os rascunhos dos sonhos mais incríveis ganhem forma.

Daí vem o leitor… e sonha junto.

Daí vem a mãe, o pai, a professora, os avós que leem junto!

E, juntos, a gente já ganha o nosso “Oscar” — não como prêmio pra poucos, mas como inspiração pra muitos! A inspiração (e transpiração) de um jogo em andamento pra quem quiser entrar na roda (de leitura) e hoje tem várias pela cidade (de São Paulo) e quem quiser que crie a sua (onde estiver) e sempre!

Porque, se a gente olhar bem, hoje tem uma quadra invisível montada em roda: de um lado, palavras; do outro, imagens. Num time, a saudade, o vazio no peito e a tristeza da partida, no outro, o amor eterno e pulsante, a paz do descanso e a alegria do (re)encontro. E quem disse que no nosso jogo imaginário os times não podem circular, jogar (e ganhar) juntos! Um completando o outro!

O traço de um Oscar desenha uma linda jogada de mil ideias, a memória do Oscar lembra que é bonito insistir - em mil arremessos por dia até um dia, bem antes do final, querer menos acertar e mais insistir em ser apenas um bom pai, um bom marido, um bom filho… - e, no meio, mediadores, leitores e ouvintes fazendo a bola rodar até encestar maravilhas na cachola e sutilezas no coração!

Neste Dia do Livro Infantil, que ninguém fique parado porque tem história pedindo passe e cada conto compartilhada vale muito mais que 3 pontos. Até porque, você sabe, quem conta um conto, aumenta um...

Ponto... final? Ou três pontos... isso a gente só vai descobrir do outro lado. Enquanto isso, seguimos no jogo e como nos contam os livros, e o nosso eterno craque Oscar Schmidt, com esperança, vontade, técnica, treino e perseverança seguimos, só um pouquinho delirantes, trazendo pra perto e buscando realizar até os sonhos que nos parecem mais distantes.

Por Fabio Lisboa

www.contarhistorias.com.br

https://www.instagram.com/fabiolisboahistorias

#DiaDoLivroInfantil #homenagem #OscarSchmidt

0 comentários:

Postar um comentário