Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Ao Contar Histórias um novo mundo se faz na nossa frente


por Fabio Lisboa


Os universos que construímos na mente ao contar/ler/ouvir histórias, quando convém, também podem se fazer reais na nossa frente.


Pra começo de conversa, brincar e contar histórias são verbos de ação fundamentais para o florescer das ações humanas de criar e esperançar. Tanto que, numa história recontada, uma sábia anciã faz com que um pote (bem diferente!) mude pra sempre a impecável olaria do rei e seu jeito de encarar toda a gente. Todavia, no decorrer da narrativa, não é só o personagem que muda, nós que ouvimos e o próprio mundo muda e germina um novo mundo ao compartilharmos histórias.


Todos prontos para “Brincar de Contar Histórias”! O magnífico teatro público do Centro de Educação Unificado - CEU Alto Alegre (no extremo leste da cidade de São Paulo) - estava com seus quase 300 lugares lotado. As crianças de diversas escolas públicas estão reunidas para o “Recreio nas Férias”* eufóricas e, ao mesmo tempo, atentas e participativas! Ao final da contação de histórias - com uma história zen recontada com roupagem local e finalizada com uma canção popular -  uma menina de uns 9 anos vem falar com o contador de histórias. Orgulhosa e sorridente, me diz:


  • Fiz uma nova versão pra música que cantamos [da tradição popular] da “Olaria do Povo”.
  • Que legal, e como é? - perguntei.
  • Assim - cantarolou a menina:


“A comida vai entrar na barriga do povo”

Tamara, 9 anos*


Fico alguns segundos absorvendo o impacto e maravilha da conexão daquela criança com as histórias e com o mundo.


Sorrio, agradeço e completo o verso da cantoria original: “Eles descem como um vaso velho e quebrado e sobem como um vaso novo!” Ela e todos em volta riem com os olhos, com a boca ou com ambos!

  • Qual o seu nome?
  • Tamara.
  • Tomara que esteja certa, Tamara! Que esta sua canção se faça real, circule e se espalhe por aí! Eu vou cantar a sua versão e espalhar em outras escolas, em outros CEUs, em outros lugares…

Obrigado, Tamara! Com a sua sensível percepção da realidade local e brasileira deste momento e sua divertida paródia (colocando nela seu desejo, não só por si, mas por todos) você faz nosso coração vibrar e esperançar! Você está certa! É tempo de voltar a nutrir o povo de comida, de cultura e de esperança.


Um bom momento para plantarmos novas sementes em nossas mentes, cultivarmos a justiça social e ambiental e colhermos a paz. É hora de subirmos como vaso novo e boa comida entrar na barriga do povo!


Fabio Lisboa




* “Recreio nas Férias” é um programa da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, que almeja atender gratuitamente 17 mil crianças e jovens de 4-14 anos, de 9 a 27 de janeiro janeiro de 2023, em sua 41ª edição, com o tema “O brincar e a paz é a gente que faz”. O projeto pretende ampliar o repertório cultural, a socialização e o conhecimento do mundo, além de criar ambientes lúdicos, entre outros.

Mais informações:

https://www.capital.sp.gov.br/noticia/recreio-nas-ferias-2023-contara-com-tres-semanas-de-programacao-em-janeiro-1


* A criativa menina se chama Tamara, tem uns 9 anos e participou do Recreio nas Férias no CEU Alto Alegre.


Fotos: Carlinhos, técnico de som

Monitora no CEU Sapopemba




0 comentários:

Postar um comentário