Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à educação, literatura, brincar, educação ambiental e cultura de paz.

História: O conselho



Recontada por Fabio Lisboa

Era uma vez um príncipe sabido que, um dia, recebe do pai um tesouro em forma de conselho.

O tesouro está guardado numa pequena arca passada de pai para filho de linhagem real. Dentro da arca encontra-se apenas um pequeno envelope. Trata-se de uma carta escrita por um sábio há tempos imemoriais que o jovem príncipe só deve abrir numa situação extremamente difícil, irremediável e sem solução que aparentemente "não passará".

Bem, ao longo dos anos, o príncipe, que depois de receber o tesouro do pai se torna rei, passa por muitas situações difíceis mas enfrenta cada uma delas da melhor forma possível e, de um jeito ou de outro, elas passam.

Apesar de ficar imaginando que espécie de solução mágica o conselho poderia oferecer, ele acaba não necessitando nunca abrir o envelope. O príncipe sabido - que aquela altura já havia virado um sábio rei - se casa, depois tem filhos e, por fim, envelhece. O seu filho torna-se adulto.

Chega então o momento de ceder o trono ao filho e repassar adiante o tesouro-conselho da família real. Todavia, desta vez, vencido pela curiosidade, antes de entregar ao príncipe, o velho rei decide abrir a arca, depois o envelope e, enfim, sorri ao descobrir o que está escrito na carta – apenas duas palavras:

"Tudo passa."

Conto recontado da tradição oral por Fabio Lisboa

Referências

Foto:

Posts Relacionados

História: O tesouro enterrado

As jóias da família

Contadores de Histórias: Artistas Rupestres das Palavras


Mantenha-se conectado ao Contar Histórias no Facebook: 


0 comentários:

Postar um comentário