Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

História Tudo Passa: O conselho



Recontada por Fabio Lisboa

Era uma vez um príncipe sabido que, um dia, recebe da mãe um tesouro em forma de conselho.


O tesouro está guardado numa pequena arca passada de pai e mãe para filhos de linhagem real. Dentro da arca encontra-se apenas um pequeno envelope. Trata-se de uma carta escrita talvez por uma sábia pessoa há tempos imemoriais que o jovem príncipe ou princesa herdeiros só devem abrir em duas situações: 1. Antes de entregar ao próximo herdeiro real, caso não tenha aberto a carta. 2: Numa situação extremamente difícil, irremediável e sem solução

Todavia, ao entregar o baú, contendo o envelope com o sábio conselho a rainha lembra ao jovem que – antes de abrir a carta pense se é realmente necessário, leve em conta que no fim das contas: “tudo passa”.

Bem, ao longo dos anos, o príncipe, que depois de receber o tesouro da rainha se torna rei, passa por muitas situações difíceis mas enfrenta cada uma delas da melhor forma possível, lembrando sempre do conselho do mãe: “Tudo passa”. E não é que, de um jeito ou de outro, elas passam mesmo.

Apesar de ficar imaginando que espécie de solução mágica o conselho poderia oferecer, ele acaba nunca necessitando abrir o envelope. Afinal, ele realmente percebe com a sua experiência ao longo dos anos que “tudo passa”. O príncipe sabido - que àquela altura já havia virado um sábio rei - se casa, depois tem filhos e, por fim, envelhece. A sua filha mais velha torna-se a herdeira real.

Chega então o momento de ceder o trono à filha e repassar adiante o tesouro-conselho da família real. Todavia, desta vez, vencido pela curiosidade, e lembrando da condição que o permitiria enfim descobrir a mensagem contida na carta, antes de entrega-la à princesa, o velho rei então abre a arca, depois o envelope e, enfim, sorri ao descobrir que ele havia vivido, ao longo da vida, o conselho contido na sábia mensagem:

"Tudo passa. E isto também passará."

Conto recontado da tradição oral por Fabio Lisboa

Referências e Reflexões
Publicado originalmente em 3-11-14, revisto e ligeiramente modificado em 9-5-2020, durante o isolamento social, por conta da pandemia causado pelo corona vírus Covid-19, quando esta história volta a se fazer presente na boca de muitos contadores e, conhecendo ou não o conto, parece vir também à lembrança de muitos ouvintes e leitores. Há versões do conto em que o príncipe abre o conselho ao longo da vida e o revisita e ressignifica. Na maioria das versões o viés é patriarcal e no reconto busquei distribuir a sabedoria igualmente entre a família e não apenas entre os homens.

Foto:
www.anchorbuoy.blogspot.com

Posts Relacionados

História: O tesouro enterrado

As jóias da família

Contadores de Histórias: Artistas Rupestres das Palavras


Siga-nos no Instagram:

Inscreva-se no Canal Contar Histórias:
(esta história “O conselho” estará em maio de 2020 no canal Contar Histórias)

Mantenha-se conectado ao Contar Histórias no Facebook: 

Contos em português (e alguns em inglês) postados no blog Contar Histórias:
http://www.contarhistorias.com.br/
https://www.facebook.com/Fabiolisboacontarhistorias/
Whatsapp: bit.ly/3azF2Rz

0 comentários:

Postar um comentário