Descortinar o que está por trás de um conto bem
contado...
Encontrar pérolas num mar de histórias...
Fazer textos e imaginação saírem dos livros...
É possível dar vida às ideias mais mirabolantes dos
autores de livros sem que se perca a qualidade literária e, pelo contrário, o
texto adquira novas qualidades?
Refletindo sobre esta mirabolante questão e
questionando estas indagativas reticências, ao ser convidado a falar em uma
hora sobre a arte de contar histórias para professores e bibliotecários a
primeira palavra que me veio a mente foi: técnica.
Ensine algumas técnicas, use alguns livros como
exemplo, e pronto. É o que faço nas oficinas de curta duração e é o que os
participantes querem! Porém, lembrei que 10 anos atrás, quando comecei a contar
histórias, adivinhe, eu não tinha técnica alguma! E no entanto, o meu jeito de
ler os livros selecionados (ou contar aventuras da tradição oral e lendas
populares), de alguma forma, deliciava os alunos e demais ouvintes.
Por que? Por que os ouvintes queriam continuar
degustando aquelas narrativas mesmo depois do chef (professor, mediador de
leitura ou contador de histórias...) ir embora?
A técnica é importante sim, mas o que vem antes
dela? Era isso que valia a pena compartilhar!
Ao matutar como se prepara um fumegante caldeirão de
histórias, cheguei a quatro ingredientes Essenciais
antes da técnica. E o melhor, percebi que estes quatro Elementos poderiam ser definidos por quatro palavras que começam
com a letra “E”.
Nem preciso dizer que fiquei Empolgado com a ideia! Aliás, empolgação também faz parte dos “Es”,
digamos que é um “Pré-Equisito” nesta teoria dos 5 Es.
Peraí, não eram 4... Sim, havia um problema: “técnica”
não começa com “E”! Então seria a Teoria dos 4 Es e 1 T (um Tanto frustrante,
né)... Até que... com Esperança... vamos
além da técnica e chegamos a outro E... Êêêê! Como É?
Enfim, pra descobrir como T vira E; pra quem estava
lá rever os Es e as dicas para desEnvolvê-los;
e pra quem quiser contratar (ou recontar) a palestra: não Esquecer de NÃO REVELAR o segredo dos 5 Es antes do tempo, afinal,
outro pré-Equisito para se contar histórias é... a... Expectativa!
Contar Histórias
em 5 Es
1º E: Experiência
(tecendo
repertório: imaginário e vivencial)
•
Livros
•
Histórias
de boca
•
Pérolas
familiares
•
Vivências
cotidianas e extraordinárias
•
Experiências
sublimes – belas ou horríveis
•
Crianças
Filmes,
internet, games, mídias diversas, viagens, mestres, busca espiritual...
2º E: Escuta
(aprendendo
a ouvir o outro e o mundo)
•
Não
ignorar a fala dos ouvintes
•
Acolher
as ideias sem perder o fio da meada
•
Fazer
perguntas aos ouvintes
•
Ouvir
o mundo a nossa volta
3º E: Escolha
(selecionando com estudo, prática, memória e intuição)
(selecionando com estudo, prática, memória e intuição)
•
Histórias
adequadas para cada faixa etária
•
Como
contar a mesma história para diferentes idades
•
Por que esta narrativa me sensibiliza?
•
Será
que este conto conta quem você é?
•
>
experiência > escuta = melhor escolha
4º E: Emoção
(favorecendo a identificação e tocando o outro)
(favorecendo a identificação e tocando o outro)
•
Como as emoções desta história e minhas
histórias pessoais se relacionam
•
Como ela pode sensibilizar o outro
•
Como controlar as emoções para facilitar a
empatia
5º E: Emulação
(contando com técnicas e aprimoramento)
(contando com técnicas e aprimoramento)
•
PALAVRA
(voz, entonação, ritmo...)
•
IMAGEM
(ilustrações, corpo, gestos...)
•
EFEITOS
ESPECIAIS (música, objetos, texturas...)
•
BRINCAR
(se permitir rir, errar, se emocionar, descobrir o novo...)
•
NOVAS
LINGUAGENS (recursos audiovisuais, novas tecnologias, interatividade...)
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3 comentários:
minhas filhas amaram os livros a menor so tem 11 meses e ama ficar olhando o ratinho...
Obrigado por nos contar, Nubia, você deve estar se referindo a sua Experiência contando para as suas filhas a história do livro enviado pelo Itaú "O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado".
Ao contar este livro, o 5º E: Emulação - NOVAS LINGUAGENS, mais especificamente, a INTERATIVIDADE pode ser explorada e talvez sua filha bebê fique “encarando o ratinho” curiosa em descobrir como este personagem praticamente "sai do livro" para fazer o que faz com o morango, com a narradora (você) e com ela (ouvinte)...
Aproveito e convido você a acompanhar as histórias e postagens também pelo facebook curtindo a página Contar Histórias:
http://www.facebook.com/pages/Blog-Contar-Hist%C3%B3rias/334958753184613
Para saber mais sobre a importância de contar histórias para bebês e dicas de leitura minhas dicas são:
http://www.contarhistorias.com.br/2010/09/por-que-contar-historias-para-bebes-e.html
http://www.contarhistorias.com.br/2010/08/600-livros-antes-de-entrar-para-escola.html
http://www.contarhistorias.com.br/2011/12/contar-historias-antes-de-dormir-nao-ha.html
Meu filho tem 2 anos adorou os livros, Gato Pra Cá , Rato Pra Lá e Papai!, principalmente PAPAi, parabéns Itaú por essa iniciativa linda que enriquece a vida de nossas crianças. Taimara Lenton RJ
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