Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Roger Mello vence o Prêmio Hans Christian Andersen 2014


Roger Mello é o ilustrador brasileiro ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen 2014, equivalente ao Nobel da Literatura Infantil e Juvenil!

Os vencedores, um na ilustração e outro na escrita (no caso, trata-se da japonesa Nahoko Uehashi, de 52 anos, conhecida pela colecção juvenil Moribito), foram anunciados em 23/03/14 na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália.

Roger Mello, que já tinha estado entre os finalistas em 2010, tem 49 anos e 25 anos de carreira na literatura, tendo ilustrado cerca de uma centena de obras para os mais novos.

A ilustração de Roger Mello explora a história e a cultura do Brasil, demonstra a admiração pelos costumes, é inovadora e inclusiva e dá às crianças a oportunidade de entrar nas histórias pela sua própria imaginação, sustentou o júri do prêmio.

O prêmio é atribuído bienalmente pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY). O Hans Christian Andersen já premiou nomes como Astrid Lindgren (1958), Gianni Rodari (1970), Maurice Sendak (1970), David Almond (2010), Lisbeth Zwerger (1990), Tommi Ungerer (1998) e Anthony Browne (2000).

A escritora argentina Maria Teresa Andruetto e duas escritoras brasileiras já o haviam recebido: Ana Maria Machado e Lygia Bojunga. Em 2014, ano dedicado ao Brasil na Feira Internacional do Livro, foi pela primeira vez concedido a um ilustrador latino-americano. Que a arte de Roger Mello abra muitas portas para que os talentosos e criativos ilustradores brasileiros ganhem o mundo!

Fontes
www.publico.pt/cultura/noticia/roger-mello-e-nahoko-uehashi-vencem-premio-hans-christian-andersen-2014-1629546
www.contarhistorias.com.br

Referências
Ilustração: Roger Mello.
Obra: A flor do lado de lá


1 comentários:

ARTES TELMA LURYAN & CIA disse...

parabéns merecido muito bom o seu trabalho

Postar um comentário