Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

A profissão do Brincar em curso: Primeiro Encontro de Agentes do Brincar



por Fabio Lisboa

Oferecer uma formação profissional gratuita para pessoas que trabalham de muitas formas pelo direito de brincar. O objetivo da IPA (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura), segundo a fundadora, Marilena Flores, de fazer “desta ocupação uma profissão”, de “Semear o Brincar” vem sendo cumprido por tantos semeadores... incluindo profissionais das áreas de educação, saúde, turismo, comunicação dentre tantas outras que se unem neste objetivo comum, advogando por ele. Comemoramos em 15/02/2020, na simbólica plenária da câmara municipal de São Paulo: 239 Agentes do brincar formados em 11 turmas! E tenho a honra de ter sido para todas elas o professor da aula de Imaginário Infantil: Contação de Histórias.


Minha relação e admiração pela IPA vem de quase duas décadas, contribuindo desde o embrião que viria a se tornar o curso como é hoje, profissionalizante e gratuito à população, de Agentes do Brincar, ministrado no Centro Paula Souza, na ETEC localizada no Parque da Juventude, sendo um dos cursos mais procurados da instituição. Para a IPA, venho contribuindo também tanto na escrita quanto na idealização e implantação de projetos como o Guardiões do Brincar (que forma idosos para atuarem defendendo a importância de brincar, sem nunca deixar de fazê-lo, contribuindo com o bem-estar e saúde física e mental na terceira idade) em projeto aprovado pelo CEI (Conselho Estadual do Idoso) do Estado de São Paulo.

Fui tocado pela importância do brincar em 2003, no curso precursor chamado de Ludoeducação, quando Marilena Flores, fundadora da IPA, criou o mesmo em parceria com o governo do estado e muitos formadores, sempre de diversas áreas como a recreação, a educação, a psicologia, os jogos, me abriram a mente por as múltiplas linguagens e importância do brincar, inclusive para prevenir a violência.

Uma alegria reencontrar os tantos amigos agentes do brincar, além de gestores, parceiros de ONGs e do governo, colegas professores e da própria fundadora da IPA, Marilena Flores que foi homenageada, bem como colegas e agentes que se destacaram em engajamento nos últimos anos.
Muito bom reencontrar a atual Presidente da IPA, Janine Dodge, e a ex, Eliana Tarzia, bem como as minhas queridas colegas coordenadoras de projetos Belisa e Jéssica e, por fim, conhecer o vereador Quito Formiga com o seu compromisso em escrever projeto de lei em coautoria com os demais vereadores da casa em defesa do brincar na cidade de São Paulo e, por conseguinte, no país.

Foi uma manhã muito emocionante, esperançosa e, claro, como não poderia deixar de ser: brincante!

Fabio Lisboa

Mais Informações, Palestras (gratuitas ou pagas) e Posts Relacionados


Se o seu interesse no tema é para formar educadores, a IPA, em parceria com a Terre des Hommes oferece palestras de sensibilização gratuitas acerca da Importância do Brincar. Uma proposta lúdica (e gratuita) para cca's, emei's, emef's, ong's que trabalham com e para crianças.

Para receber é só enviar e-mail para: jessica.ipabrasil@gmail.com
IPA Brasil (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura): Promovendo o direito de brincar!
IPA World: Help us remove barriers that prevent children to play!


Seja um Agente do Brincar e faça parte da Rede Brincar. Saiba mais em www.ipabrasil.org

https://www.facebook.com/redebrincar/

Siga também a fanpage Contar Históras: https://www.facebook.com/Fabiolisboacontarhistorias/
instagram: @fabiolisboahistorias


Cursos de aprofundamentos em Contar Histórias e Brincar com Fabio Lisboa: www.contarhistorias.com.br



Posts Relacionados

Brincar é preciso: Ler é preciso

Brincar e contar histórias na educação infantil

Brincar, contar histórias, cantar, dialogar: A importância destas atividades para o desenvolvimento infantil

#ipabrasil #pelodireitodebrincar #plenariodacamaramunicipaldesãopaulo #vereadorquitoformiga #centropaulasouza #terredeshommes #agentesdobrincar #contarhistorias #storytelling #FabioLisboa

0 comentários:

Postar um comentário