Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

VII Festival “A Arte De Contar Histórias” 2011



Ainda dá tempo de aproveitar a programação do festival de contadores de histórias promovido pelas bibliotecas públicas da cidade de São Paulo. De 15 a 23 de outubro de 2011 acontece a sétima edição do Festival “A Arte de Contar Histórias” em 40 bibliotecas, 9 Bosques da Leitura, 5 Pontos de Leitura e 36 roteiros dos Ônibus-biblioteca.

Além das atividades de narração de histórias, acontecerão oficinas de voz, de introdução à arte de contar histórias, de ilustração e discussão sobre “Contar histórias, arte de quem?”.

Haverá Intérpretes de Libras nas Bibliotecas: Hans Christian Andersen (Tatuapé), Álvares de Azevedo (Vila Maria), Brito Broca (Pirituba), Raul Bopp (Aclimação) e Pe. José de Anchieta (Perus).

O objetivo é promover a tradição oral, a leitura e também a possibilidade dos participantes conhecerem várias formas de narrar histórias com repertório diversificado.


ATIVIDADES ESPECIAIS

Oficina: Narração de História o caminho da escuta
Coord. Simone Grande
Esta oficina pretende explorar os recursos internos e externos para compor a figura do contador de histórias, através de vivências práticas e leituras de texto onde a escuta de si e do outro será o tema principal. Público adulto.
Vagas limitadas.
Biblioteca Narbal Fontes
Dia 15 de outubro das 10h às 16h
Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 19 de outubro das 14h às 18h
Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 22 de outubro das 10h às 16h

O rei do era uma vez
Com Giba Pedroza, Ricardo Würker e Zana de Oliveira.
Música e contação de histórias integradas em um show envolvente.
Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 22 de outubro às 14h

Contar histórias: arte de quem?
Mediação: Giba Pedroza
Mesa de discussão com Luiz Valcazaras, que abordará “A oralidade como instrumentalização do ator”, Alberto Ikeda com “O contador de raiz” e Giuliano Tierno sobre Contação de Histórias  parar para pensar, pensar mais devagar e demorar-se no saber específico do ofício.
Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 22 de outubro às 15h

Roda de Histórias
Com alunos do Curso Básico de Formação para Contadores de Histórias, da
Biblioteca Hans Christian Andersen.
Dia 22 de outubro às 16h

Acampadentro na Hans
Os visitantes passarão uma noite muito agradável dentro da Biblioteca. Haverá teatro de fantoches (promovido pela Diretoria de Estudos e Pesquisas da Fundação PROCON), contação de histórias entre pais e filhos e intervenções sobre contos de fadas com os arteeducadores do PIÁ.
Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 21 de outubro às 20h

Confira a programação completa clicando aqui.

2 comentários:

Alicce Oliveira disse...

Olá, Fábio!
Sou Contadora de Histórias, aqui em Cuiabá/MT.
Infelizmente somente agora que vi a postagem sobre o VII Festival A Arte de Contar Histórias. Como funciona esse evento? Contadores de Histórias de outros Estados podem participar?
Abraços
Alicce Oliveira

Fabio Lisboa disse...

Olá Alice,

Quem organiza este festival é a coordenadoria de bibliotecas do municipio e a contratacao é feita via edital. Nao conheço casos de contadores de fora de SP (a nao ser os que ja residem aqui) e que eu saiba eles nao dispoe de verba de transporte ou estadia. Se quiser ter certeza ou para mais informações sobre o edital vc pode ligar para a coordenadoria: 11 3675 6727.

Mande noticias de seus projetos ai em Cuiba, e fica o convite para escrever um post, ok?
abs,

Postar um comentário