Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

IV Seminário Conversas ao Pé da Página

Literatura Infantil e Juvenil e Formação do Leitor Literário


 Abertas as incrições para o 4º Seminário da Série (mediação de Dolores Prades)


Com Cecília Bajour, João Luís Ceccanti e Ilan Brenman


[Terça-feira, dia 16 de agosto, SESC Pinheiros]

Seguindo o itinerário proposto pelos Seminários das Conversas ao Pé da Página, nos parece importante conversar e refletir neste quarto encontro sobre a função e o papel que este gênero literário- a literatura infantil e juvenil- desempenha na formação dos jovens leitores.

A ausência de uma crítica literária especializada no Brasil; a predominância do ponto de vista comercial das editoras na divulgação destes livros; a frequente falta de formação específica dos mediadores; a pouca informação qualificada sobre esta produção; são todos fatores que, certamente, dificultam o trabalho de formação.
Se considerarmos que a escola e as bibliotecas constituem os canais privilegiados de contato da grande maioria das crianças brasileiras com a literatura, e que a escolha dos livros é essencial para o bom resultado desta mediação, discutir critérios de seleção, experiências nas escolas e bibliotecas com literatura nos parecem fundamentais.

Os Palestrantes


Cecília Bajour

Cecília Bajour, argentina formada em Letras e especialista em literatura infantil e juvenil. Critica literária de livros para crianças e jovens, com uma forte atuação na formação de professores e mediadores de leitura.
Atualmente desempenha o cargo de coordenadora acadêmica do Postítulo de Literatura Infantil y Juvenil organizado pela Escuela de Capacitación Docente (CePA), junto ao Ministério de Educação do Governo Autônomo da Cidade de Buenos Aires, e também da Área de Literatura infantil e juvenil do programa de Estudos de Leitura, Escritura e Literatura infantil e Juvenil da Universidade Nacional de San Martin.
Além de inúmeros textos e livros publicados, mantém uma participação regular como critica na Revista eletrônica de Literatura infantil e juvenil Imaginária - www.imaginaria.com.ar

João Luis Ceccantini

João Luis Ceccantini, brasileiro, Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, e pós-graduado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Assis.
Desde 1989 tem realizado pesquisas sobre leitura, literatura infantil e juvenil, formação de leitores e literatura brasileira contemporânea. Tem se destacado pelo seu trabalho de investigação e como critico literário de Literatura infantil e juvenil, autor e organizador de vários livros, entre os quais "Monteiro Lobato Livro a Livro – Obra Infantil", junto com Marisa Lajolo.


Experiência Prática:

Teoria e prática de um autor/leitor de Literatura Infanto Juvenil.


Ilan Brenman

Psicólogo formado pela Puc de São Paulo, Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação da Usp e autor de mais de 40 livros infanto juvenis, muitos premiados e alguns traduzidos no exterior -http://www.ilan.com.br/

INSCREVA-SE (neste link)

 Informações
Para cada seminário é necessário fazer uma nova inscrição
(11) 3817 - 4490

 


Em tempo: conheça a coluna "Pequenos Grandes Leitores" de Dolores Prades no PublishNews

0 comentários:

Postar um comentário