Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à educação, literatura, brincar, educação ambiental e cultura de paz.

Semana Mundial do Brincar 2011



De 23 a 29 de maio, a Aliança pela Infância promove e incentiva a realização de uma programação variada de brincadeiras, oficinas, palestras entre outras atividades pelo Brasil. Em São Paulo, com a parceria da UMAPAZ (Universidade Livre do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) realiza brincadeiras tradicionais, contação de histórias e um tour lúdico pelo Parque do Ibirapuera. De segunda a sexta haverá espaços para grupos de crianças na UMAPAZ. No final de semana, a parceria irá para os parques da Cidade, com monitores que participarão, com crianças e adultos, de brincadeiras tradicionais.

Aliança pela Infância
É um movimento mundial - Alliance for Childhood - uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças.

Nasceu em 1997 na Inglaterra a partir da preocupação de um grupo de pessoas com a situação da infância no mundo contemporâneo: a falta de espaços para brincar, o consumismo desenfreado, a pressão escolar precoce, entre outros desafios.

No Brasil, a Aliança pela Infância iniciou suas atividades em 2001 a partir da iniciativa e empenho de Ute Craemer e Adriana Friedmann. Em torno da preocupação com a infância unem-se organizações, grupos, instituições, movimentos sociais, indivíduos e investimentos financeiros com o máximo de dedicação, comprometimento, eficiência e difusão.

A Aliança é uma rede onde cada pessoa procura, conforme seu âmbito de influência, fazer sua parte para ajudar na realização das metas compartilhadas.

Importância do Brincar
Brincar é essencial para o bem estar e o desenvolvimento da criança. Brincando ela se relaciona com o mundo, o interpreta e recria.

Brincar é um exercício para a cultura de paz. Humberto Maturana, autor de Brincar e Amar lembra que “o jogo é uma atividade que se realiza no prazer de ser feito, com a atenção posta no prazer de fazer a coisa, pelo fazer mesmo, não na consequência. A importância disso é que o jogo permite a colaboração. Permite a seriedade (...) e respeito àquilo que se está fazendo, pelo prazer de fazê-lo e não pelas conseqüências que poderá ter. A criança, ao jogar, aprende um modo de viver cuja atenção não está nas consequências, mas está na responsabilidade do que faz”.

Brincar não é importante apenas para a infância, precisamos brincar durante toda a nossa vida, momentos em que nos realimentamos de alegria e convivemos por puro prazer. Na UMAPAZ cultiva-se o lúdico como tecnologia para um convívio de paz.

Programação
Programação completa da programação na UMAPAZ (São Paulo).
Consulte a programação com outros parceiros como a IPA (Associação Brasileira pelo Direito de Brincar) e em outros estados no site da ALIANÇA PELA INFÂNCIA.

Semana Mundial do Brincar 2011 (em São Paulo – SP)
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268 - portão 7A - Parque Ibirapuera
De: 23/05/2011 à 27/05/2011
Horário:das 09h as 17h

Dia 28 de maio é o Dia Internacional do Brincar, comemorado em mais de 30 países.

Participe! Traga a família, amigos, vizinhos e faça parte dessa brincadeira!!


Inscrições abertas das 13h às 17h, pelo telefone 11 5572-1004 ou pelo e-mail semanadobrincar@prefeitura.sp.gov.br


Fonte: Texto extraído dos sites da Aliança pela Infância e UMAPAZ

0 comentários:

Postar um comentário