Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Contador de histórias voluntário

Abra o seu coração e um livro de histórias...
Inscrições abertas na Associação Viva e Deixe Viver e em outras instituições

Na foto, Dora, a encantaDORA contaDora de histórias que as crianças... (adivinhem) aDORAm :O) !
“Constantemente impactado pela mídia, o ser humano muitas vezes é tratado como objeto. Torna-se cada vez mais urgente disseminar a causa da humanização em todos os níveis e sabemos que a educação é a salvação tanto para a saúde como para o meio ambiente. 

Isto é o que pensa o diretor-fundador da Associação Viva e Deixe Viver, Valdir Cimino e, para ele, o contador de histórias pode exercer um papel importante fazendo do entretenimento de crianças (e adultos) um momento educativo mas, acima de tudo, um momento pessoal, afetivo, de troca, contagiante: humano!
 

Desde o dia 4 de fevereiro, novos voluntários podem se inscrever para participar da Palestra Inicial e do Processo de Seleção e Treinamento de contadores de história em hospitais de São Paulo.

O processo às vezes parece tão longo quanto uma jornada de herói. O comprometimento tem que ser grande e duradouro. Depois de treinados, os heróis, digo, voluntários, devem dedicar pelo menos duas horas por semana em hospitais.

A satisfação em levar alegria e sonho para as crianças internadas compensa o longo caminho até lá. Eu digo que vale a pena porque também dei meus primeiros passos de contador de histórias como voluntário. Bem, mas isso é uma outra história...

Boa jornada!
Inscrições:
Acesse: Inscrições e mais informações sobre o programa de voluntariado do VIVA.

História:
Quem segue em frente para realizar o sonho de contar histórias ajuda também outras pessoas a realizarem os seus. Veja essa crônica do contador voluntário Antônio A. Silva que inspirou o Vitor a recontar suas histórias, voluntariamente, claro.


Caso não tenha tempo ou não seja selecionado, não desanime, há outras formas de ajudar a causa do VIVA e de ser um voluntário contador de histórias em outras instituições.

Veja outras formas de ajudar a Associação Viva e Deixe Viver:

Onde encontrar outras instituições para se voluntariar:

Centro de Voluntariado de São Paulo

Portal do Voluntário

Instituto VivaLendo (Recife):

Casa do Contador de Histórias (Curitiba):


Quem tiver mais sugestões de links, por favor, escreva nos comentários.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como me inscrever para ser um contador de histórias?

jotaguto@ig.com.br 11 9327 3224

Fabio Lisboa disse...

Ola Jotaguto,
Caso o link acima nao esteja ativo em

Inscrições:
Acesse: Inscrições e mais informações sobre o programa de voluntariado do VIVA.

Segue abaixo, eh so copiar e colar, e entrar na pagina para obter mais informacoes.

http://www.minhasinscricoes.com.br/viva_processoseletiv/index/

Se o processo não estiver aberto, (ou para pessoas que nao moram nas cidades em que o Viva atue), por que nao começar vc mesmo um movimento de mediar leitura e contar historias em outros locais que nao hospitais como ONGs, creches, asilos, albergues...

Boa sorte!

Abs,
Fabio

Paula Menezes disse...

Ola, estou carinhosamente remexendo o blog de vcs, gostaria de saber se vcs tem um repertorio de historias para hospitais?

Fabio Lisboa disse...

Não, Paula, não tenho um repertório específico, embora ao dar cursos em instituições cujos contadores trabalham em hospitais dou preferência na escolha de histórias que tenham finais felizes e abordem temas como superação, alegria, amor, justiça, coragem, paz... Se procurar no blog, carinhosamente, rs, vai encontrar algumas assim.... E obrigado pelo "carinhosamente" :) !

Postar um comentário