Ilustração: KRISTINA NAGY em Histórias da Bíblia Para Crianças (p. 107). |
Jesus ensinava ao povo quando um religioso, testando-o, disse: - Mestre, que farei para alcançar a vida eterna?
O Mestre respondeu ao sacerdote com uma pergunta: - O que está escrito na lei de Deus? Como você lê o que está escrito?
Respondeu assim o sábio das leis de Deus: - Amará ao Senhor Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo.
- Respondeu bem; faça isso e viverá o sagrado eterno.
- Mas afinal, mestre, quem é esse “próximo” que devemos amar? O meu próximo é quem está perto de mim, como o meu vizinho, ou também quem está perto da minha religião, do meu sangue ou da minha pátria?
- Vou te contar uma história: Certa vez, um homem que morava em Jericó, descia pela estrada de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Os bandidos o roubaram, rasgaram suas roupas e o espancaram, deixando-o caído, ensangüentado, sujo e meio morto.
Pois eis que descia pelo mesmo caminho certo sacerdote, que também morava em Jericó, que voltava para casa depois de orar por ele e pelo próximo. O sacerdote viu o corpo do homem caído na estrada e o que ele fez?
Um dos que ouviam a Jesus respondeu: - O religioso ajudou o homem?
- Não – falou Jesus. – O homem de Deus passou bem próximo ao homem caído, talvez pensou “Pobre Homem” e talvez até tenha orado, mas não fez nada por ele...
Jesus continuou:
- Eis que passou pela estrada um Levita[1], também religioso, da cidade vizinha, viu o maltrapilho jogado no chão e o que fez?
- Ajudou o coitado?
- Não. Atravessou para o outro lado e passou longe do homem.
- Eis que passava montado em seu burrico um outro, um desconhecido, um estrangeiro vindo da distante Samária, era um samaritano...
- Nós detestamos os samaritanos! – gritou uma mulher da multidão.
- E eles nos detestam também! – concordaram outros.
- Foi o que ouvi dizer... – intercedeu Jesus - E o que fez então o samaritano?
- Cuspiu no homem caído!
- Xingou!
- Passou reto...
- Pois eu lhes digo que o bom samaritano desceu de seu burro, rasgou seu próprio tecido para fazer ataduras para os machucados em carne viva, ajudou o homem a se levantar, o pôs em seu cavalo e foi conduzindo-o a pé até a estalagem mais próxima. O samaritano não era rico mas pagou a hospedagem para o desconhecido até que ele se recuperasse...
Jesus olhou para o religioso que tinha feito a pergunta sobre a vida eterna e tentava entender quem era o seu “próximo” e disse: - Qual dos três que passaram pela estrada foi o próximo do homem caído no chão?
- O samaritano, que foi misericordioso e mesmo sendo estrangeiro e desconhecido ao homem, foi o único que se aproximou dele de verdade.
- Isso mesmo. Vá e faça como ele...
Referências
Adaptação do texto bíblico (Lucas, 10: 25-37) @ http://www.bibliaon.com/o_bom_samaritano e “O estranho Bondoso” (p. 104-105) em Histórias da Bíblia para Crianças - HARTMAN, BOB / NAGY, KRISZTINA – trad. LANDO, ISA MARA ed. BRINQUE BOOK, 2008.
Ilustrações
Aprofundando a REflexão (e prática) sobre a Parábola do Bom Samaritano
De quem posso me tornar próximo, aqui, agora?
(...)
No ambiente judaico daquele tempo se discutia sobre quem devia ser considerado, para um israelense, o próprio próximo. Chegava-se em geral a compreender, na categoria de próximo, todos os compatriotas e os prosélitos, isto é, os gentis que haviam aderido ao judaísmo. Com a eleição dos personagens (um samaritano que socorre um judeu!) Jesus vem dizer que a categoria de próximo é universal, não particular. Tem como horizonte o homem, não o círculo familiar, étnico ou religioso. Próximo é também o inimigo! Sabe-se que, de fato, os judeus «não tinham boas relações com os samaritanos» (cfr. Jo 4, 9).
(...) se Jesus vivesse hoje em Israel, e um doutor da lei lhe perguntasse de novo: «Quem é meu próximo?», mudaria ligeiramente a parábola, e no lugar de um samaritano poria um palestino! Se depois lhe interrogasse um palestino, no lugar do samaritano encontraríamos um judeu!
Mas é muito cômodo limitar o tema ao Oriente Médio. Se fosse um de nós o que lhe perguntasse: «quem é meu próximo?», o que responderia? Ele nos recordaria certamente que nosso próximo não é só o compatriota, mas também o extra-comunitário; não só o cristão, mas também o muçulmano; não só católico, mas também o protestante [e não só o crente mas também o ateu]. E acrescentaria em seguida que não é isso o mais importante; o mais importante não é saber quem é meu próximo, mas ver de quem eu posso me tornar próximo, agora, aqui; para quem posso ser eu o bom samaritano.
Mas é muito cômodo limitar o tema ao Oriente Médio. Se fosse um de nós o que lhe perguntasse: «quem é meu próximo?», o que responderia? Ele nos recordaria certamente que nosso próximo não é só o compatriota, mas também o extra-comunitário; não só o cristão, mas também o muçulmano; não só católico, mas também o protestante [e não só o crente mas também o ateu]. E acrescentaria em seguida que não é isso o mais importante; o mais importante não é saber quem é meu próximo, mas ver de quem eu posso me tornar próximo, agora, aqui; para quem posso ser eu o bom samaritano.
Trecho do Comentário do Pe. Cantalamessa sobre o livro “Jesus de Nazaré” escrito pelo Papa Bento XVI. Comentário completo sobre a Parábola do Bom Samaritano @ http://www.zenit.org/article-15642?l=portuguese
O Bom Samaritano na Internet:
Texto bíblico Lucas, 10: 25-37
O Bom Samaritano para pintar:
Seleção de livros com Histórias da Bíblia em versão para crianças:
Histórias da Bíblia para Crianças (em Português) (2008)
HARTMAN, BOB / NAGY, KRISZTINA – trad. LANDO, ISA MARA
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HARTMAN, BOB / NAGY, KRISZTINA – trad. LANDO, ISA MARA
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Tradução: Ferreira de AlmeidaOrganizador: Aliança próevangelização de crianças
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[1] LEVITA: na tradição israelita é um membro da tribo de Levi, o terceiro filho de Jacó e Lia (Gn 29,34; 35,22-26). Mas originariamente "levita"era alguém que exercia funções sacerdotais. Com o tempo, todos os que exerciam funções sacerdotais foram identificados com a tribo de Levi. Mais tarde, quando o sacerdócio de Jerusalém passou a ser considerado o único legítimo, os sacerdotes que exerciam as funções fora de Jerusalém foram degradados à função de auxiliares do culto (1Cr 23,4-6). Ver as notas em Nm 3,11-13; 8,10-12; 18,20-25. Fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/dicionario/11.php
2 comentários:
Hoje eu não vou deixar qualquer palavra acerca do texto porque considero um ato redundante. Passei apenas pra dizer que me lembrei que vc me deve uma dedicatória. ;)
Bjo!!!
Do ano q vem não passa (rs)! Alias, pra sua, Amanda, estou pensando em uma dedicatoria meio assim poética tipo para a menina que via...
(bem, o q ela via, vê, veria, verá, virá só em 2011.. :O)
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