Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Bienal do livro 2010: Programação Cultural





A programação deste ano traz links entre o tradicional e o novo encontrado em línguas, culturas, épocas, autores e faixas etárias diversas.

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o grande momento do livro no Brasil. O evento atrai jornalistas, empresários, educadores, escritores e amantes da leitura do mundo inteiro.  É palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que preparam seus lançamentos para esse período.

Além da larga oferta de livros, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, que contribui para despertar o gosto pela leitura em mais de 700 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, durante os 11 dias do evento.



Programação Cultural





A organização da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo convidou um grupo de profissionais de expressivo conhecimento na área para enriquecer ainda mais a programação cultural do evento. Para o Conselho de Curadores, foram convidados o sociólogo Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC (Serviço Social do Comércio); o físico e engenheiro Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; e o poeta, jornalista e professor universitário Augusto Massi.
A programação cultural da feira terá como principais temas / homenageados: Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Livro Digital e Lusofonia. Destacamos da programação:

 

O Livro é uma Viagem


Para o público infantil, a Bienal do Livro preparou uma série de atividades destinadas a envolver e atrair as crianças para o mundo da leitura. A programação inclui o segmento temático
 O Livro é uma Viagem, organizado pelo IPL (Instituto Pró-Livro) e dedicado a promover a leitura desde cedo.






Palco Literário


O
 Palco Literário receberá grandes nomes do teatro, cinema, música e televisão que farão um link entre a literatura e as demais expressões artísticas. A curadoria do espaço está a cargo do conhecido autor de novelas, escritor e cronista Walcyr Carrasco.






Salão de Ideias


Sob curadoria do jornalista Manuel da Costa Pinto, editor do programa Entrelinhas e apresentador do Letra Livre, ambos da TV Cultura, e do também jornalista e especialista em cinema Alexandre Agabiti Fernandez, o já tradicional
 Salão de Ideias está sendo renovado, com sua programação ampliada. O espaço é conhecido por promover mesas de debates entre escritores nacionais e internacionais sobre os mais variados temas.






Fábulas com a Turma da Mônica


Para o público infantil, a Bienal do Livro preparou uma série de atividades destinadas a envolver e atrair as crianças para o mundo da leitura. A programação inclui
 Fábulas com a Turma da Mônica, que tem como curador o próprio criador da turma de personagens de histórias em quadrinhos, Maurício de Sousa.






Entre na Roda

Apresentações de formadores de rodas de leitura e contadores de história profissionais. Dentre eles, Cesar Obeid, Isabel Zenaide e Fabio Lisboa: “O Mistério Amarelo da Noite” - apresentação de contação de história baseada no livro de Fabio Lisboa confirmada para o dia 22/ago/10 (domingo) às 11h, 13h, 15h e 16h no stand da Fundação Volkswagen em parceria com a Poiesis/Secretaria de Cultura e Cenpec.

Mais informações:

Mais informações sobre os homenageados:

1 comentários:

Camila disse...

Imperdível essa Bienal!
Tem um presente pra vc lá no BioMomento.
www.biomomento.blogspot.com
Espero que goste.
Camila

Postar um comentário