Aqui você encontra a arte de contar histórias (storytelling)
entrelaçada à empatia, mediação de leitura, educação, brincar, sustentabilidade e cultura de paz.

Carta da Terra: No Dia da Terra Oficinas, Histórias, Ações e Reflexões na UMAPAZ

Histórias, Músicas, Plantio de Árvores, Oficina sobre a Carta de Terra marcam o Dia da Terra

“Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum.” Carta da Terra.

(clique na imagem para ampliá-la)


Histórias apresentadas por Fabio Lisboa farão adultos, jovens e crianças refletirem sobre a Carta da Terra. A Carta da Terra teve seu embrião gerado na ECO 92, algum tempo depois foi reconhecida pela UNESCO e agora completa 10 anos. Para o brasileiro Leonardo Boff, um dos autores do mundo todo que participaram da redação do documento, a carta está baseada no princípio de que, se os humanos tem direitos que devem ser respeitados, a Terra também os tem.

A apresentação faz parte da comemoração do Dia da Terra na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, localizada no Parque do Ibirapuera em São Paulo), que envolve também a cerimônia de hasteamento da Bandeira da Terra, apresentação do grupo do Curso de Especialização em Ecologia, Arte, Sustentabilidade (IA/UNESP/UMAPAZ) da música Educação para o Futuro, plantio de árvores e na parte da tarde, a oficina Oficina “Conhecendo a Carta da Terra”.


“(...) precisamos, antes de tudo, cultivar um vínculo afetivo com a Terra: cuidá-la com compreensão, compaixão e amor; aliviar suas dores pelo uso racional e contido de seus recursos, renunciando a toda violência contra seus ecossistemas” Leonardo Boff (Resiliência e drama ecológico).

“Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida (...)” Carta da Terra.

Acesse o texto integral e mais informações:
http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html

Baixe a versão para crianças produzida pelo NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência): http://www.fundacaoodebrecht.org.br/CTcriancas.php

Mais informações sobre Contar Histórias e o Meio Ambiente: http://www.fabiolisboa.com.br/

SERVIÇO:
Comemoração do DIA da TERRA na UMAPAZ

10h Contação de Histórias com Fabio Lisboa

11h Hasteamento da bandeira da Terra e Apresentação grupo do Curso de Especialização em Ecologia, Arte, Sustentabilidade da IA/UNESP/UMAPAZ

11:30h Plantio de Árvores


Oficina “Conhecendo a Carta da Terra”
Data: 22/4
Horário: das 14h às 18h.
Encerramento com o músico Valter Pini
Local: UMAPAZ
Endereço: Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7-A, Parque Ibirapuera – São Paulo/SP

Mais informações sobre a Oficina “Conhecendo a Carta da Terra”.
O curso apresentará aos participantes a Carta da Terra – declaração lançada no ano 2000, que indica princípios éticos para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.


O programa contempla os seguintes blocos:

* Preâmbulo

* Respeitar e Cuidar da Comunidade

* Integridade Ecológica

* Justiça Social e Econômica

* Democracia, Não Violência e Paz

* O Caminho Adiante

A oficina será ministrada por Daniela Piaggio, consultora especializada em Psicologia Social e Organizacional. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br.

0 comentários:

Postar um comentário