tag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post2937767221836002323..comments2024-02-25T12:01:29.134-03:00Comments on Contar Histórias - Mistérios, Revelações e Transformações: Professores contando (suas) históriasFabio Lisboahttp://www.blogger.com/profile/14194194038198512007noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post-27963426434169873682011-03-01T08:31:52.640-03:002011-03-01T08:31:52.640-03:00Comentário enviado pelo e-talk da Livraria SBS: Ad...Comentário enviado pelo e-talk da Livraria SBS: <br><br>Adorei o texto!<br>Eu realmente acho que o professor precisa saber trabalhar com os alunos, não é nada impossível. E, para isso, ele deve sempre refletir sobre sua prática, para sempre inová-la. Para poder prender a atenção do aluno e partir da realidade deles, pois assim o entendimento deixa de ser algo <br>"chato", monótono e complexo.<br><br>Nome do Autor : Juliana Polli RochaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post-85147716891657647862011-03-01T08:33:09.559-03:002011-03-01T08:33:09.559-03:00Juliana,Obrigado por abrir os comentários de uma f...Juliana,<br><br>Obrigado por abrir os comentários de uma forma interessante: Concordo, pra que não fique chato e “monótono”, a aula não pode ser um "monólogo".<br><br>E a suposta “complexidade intransponível” do discurso começa a ficar mais “acessível” ao “partirmos da realidade” do aluno. Para haver diálogo é preciso que alguns pontos (especialmente de partida) sejam convergentes. Por isso digo no texto que quanto mais acessarmos o nosso lado humano e nossas histórias pessoais (e universais), mais sintonizados com nossos alunos estaremos. <br>Se possível, conte para nós um exemplo prático de como “partiu da realidade deles”... Quem são eles? Quem é você?<br><br>Atenciosamente,<br>Fabio LisboaFabio Lisboahttp://www.blogger.com/profile/14194194038198512007noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post-28183024876017205392011-03-01T08:34:42.363-03:002011-03-01T08:34:42.363-03:00Comentário enviado pelo e-talk da Livraria SBS: Fa...Comentário enviado pelo e-talk da Livraria SBS: <br><br>Fabio, adorei suas ideias. Faz algum tempo que discuti com amigos expressões como "precisamos fazer alguma coisa", onde a pessoa não sabia dizer o que deveria ser feito, muito menos como. Ou seja, "passava a bola" e pronto, porque o máximo que ela conseguia pensar era que "precisamos fazer alguma coisa". <br><br>Por isso, é ótimo ler suas sugestões, diretas e claras. E concordo com você, o professor, além da paixão, precisa saber contornar o fastio das aulas faladas. Aprender a "contar" sua aula seria uma forma de cativar o aluno. Meus parabéns!<br><br>Nome do Autor : gilson médice ferreiraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post-76680986279197795952011-03-01T08:35:56.760-03:002011-03-01T08:35:56.760-03:00Puxa, Gilson,Eu ri muito imaginando a cena desta e...Puxa, Gilson,<br>Eu ri muito imaginando a cena desta expressão “precisamos fazer alguma coisa” numa reunião, onde um vai “reproduzindo” isso para o outro, “em série”, sem pensar. <br><br>Me fez lembrar de outra reunião onde a primeira resposta foi: “Precisamos ser mais criativos..”. E você, o que acha? “Precisamos ser mais criativos!”. E todos começaram a dar a mesma resposta, a partir daí, nada criativa. <br><br>A resposta verdadeiramente criativa buscaria o “como” ser mais criativo, não acha?<br>A mesmas resposta, a mesma história, o mesmo “porquê” só funciona, se o “como” for adequado aos alunos (como a Juliana anteriormente comentou) e daí, talvez, entenderem os porquês. Da simples reprodução em série (na 1ª, 2ª, até depois da 8ª série), passamos a aproximação, reflexão, adaptação e, quem sabe um dia, evolução. <br><br>Por isso, propus um “como” – através das histórias, pois tem funcionado para mim e para outros – e, por isso, proponho que pensemos (e contemos) juntos: “porquês” e “comos” - além das quatro paredes da sala de aula.<br><br>Atenciosamente,<br>Fabio LisboaFabio Lisboahttp://www.blogger.com/profile/14194194038198512007noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post-27061367448755041402011-03-01T11:36:19.475-03:002011-03-01T11:36:19.475-03:00Professor Fábio, parabéns pelo belo texto. Também ...Professor Fábio, parabéns pelo belo texto. Também sou professor e faço minhas suas palavras. Aqui vai minha história: em estágio na rede pública, conheci um menino de uns 6 anos de idade que fora posto fora da sala por "bagunça". O garoto parecia terrível mesmo: sério, emburrado, cabeça baixa e olhar oblíquo fulminante, respondendo para todos. Ali estava aquele tiquinho de gente sentado ao meu lado num banco em frente à diretoria enquanto eu (e ele) aguardava pela diretora. Perguntei-lhe seu nome, mas ignorou-me. Não, não me ignorou: mostrou-me a mão e disse, desrespeitosamente, como se costuma fazer na periferia em que moramos: "Fala com a minha mão". Pois não tive outra saída que não a de pôr-me a falar com a mão dele. Como era simpática a mão dele, falava comigo, gostava de mim, era minha amiga... Aos poucos, um sorriso foi se desenhando naquele rosto pequeno e bravo. Depois de 5 minutos de conversa com a mão de João (escutei seu nome quando uma professora passou e lhe deu uma bronca), ele ficou meu amigo! Não é fácil vencer as dificuldades do ensino, mas é muito bom e recompensador!Fernandohttp://www.blogger.com/profile/00630419247070918356noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post-26007553875135964462011-03-01T11:44:52.466-03:002011-03-01T11:44:52.466-03:00Olá Fernando,A criança adora dar “ânima” (alma) a ...Olá Fernando,<br><br>A criança adora dar “ânima” (alma) a objetos “inanimados”. Isto alguns contadores de histórias como Kelly Orasi, mestra em manipular objetos para que adquiram vida durante a narração de uma história, comprovam na prática.<br><br>O filósofo Walter Benjamin poeticamente descreve a relação criança-objeto-brinquedo: “Criança escondida. (...) A criança que está atrás da cortina, torna-se ela mesma algo ondulante e branco, um fantasma. (...) E atrás de uma porta, ela própria é porta.”<br><br>A mão do João foi uma intermediária entre você e o coração do João, uma ponte entre um professor brincalhão e verdadeiro e o menino verdadeiro e brincalhão. Você deu voz a mão do João, você deixou ela ser livre e a partir daí, ela - não só a mão, mas o corpo todo do João - passou a te respeitar, a sorrir, a ter alma e, provavelmente, a querer brincar mais e saber mais histórias do educador que fala com “mãos” de “Joãos.”<br><br>Obrigado pela “mãozinha” para que outros educadores nos presenteiem com suas histórias!<br><br>Abraço,<br>FabioFabio Lisboahttp://www.blogger.com/profile/14194194038198512007noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post-76251259559440954842011-03-02T00:59:10.010-03:002011-03-02T00:59:10.010-03:00Olá, professor Fabio!Adorei o texto e lembrei-me d...Olá, professor Fabio!<br>Adorei o texto e lembrei-me dessa frase:<br>"O homem só é inteiramente humano quando brinca" (Friedrich von Schiller)... <br>Após tê-la lido, me senti mais segura por perceber que não estava exagerando em buscar mais diversão, humor, risos em minha rotina...Só porque sou ADULTA,EDUCADORA, MÃE, DONA DE CASA, preciso ser séria, rígida, austera?<br>Resolvi, voar por ares que realmente me encantavam e viajei pelos ares da contação de histórias...<br>Inspirada, resolvi postar meu desabafo e convidar a todos os ADULTOS que lidam com nossos “grandes pequenos” a sorrirem mais...<br>Será exagero afirmar que indivíduos quando tornam-se adultos, transformam-se em seres passivos de uma sociedade sugadora do tempo, dos sonhos , ou até mesmo da necessidade de ser feliz?<br>Não percebemos que a praticidade da vida moderna nos fragmenta...<br>Percebem que hoje raciocinamos menos?<br>Brincamos menos?<br>Gargalhamos menos?<br>Nos emocionamos menos?<br>Sonhamos menos?<br>Será a falta de tempo ou estamos presos a uma rotina social que nos massacra e nem nos damos conta?<br>Pois é, o ADULTO que se permite uma "trégua", é surpreendido por emoções e aventuras, isso se lançar-se de corpo e alma no Universo Infantil...<br>BRINCAR é uma forma de aprender, de conhecer o mundo,<br>Ler é viajar no âmago da emoção,<br>Contar histórias é experimentar a mais sublime sensação de ser pleno,<br>Educar é a arte de explorar o íntimo de cada indivíduo em transformação e transformar-se também.<br>Ser Educador é vivenciar todas essas experiências e sentir-se mais humano.<br><br>Com carinho<br>Hevelyn Rolim<br>(TECA)Tecahttp://www.tecaconta.blogspot.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post-17041673688880190792011-03-02T02:02:05.411-03:002011-03-02T02:02:05.411-03:00Oi Teca,Obrigado por compartilhar os seus sonhos, ...Oi Teca,<br><br>Obrigado por compartilhar os seus sonhos, voos e desabafos poéticos! O q fica pra mim é o que o mundo precisa de profissionais um pouco (mais) “educadores”... Concordo! Porque SER EDUCADOR é SER (mais) HUMANO.<br><br>Bjs,<br>FabioFabio Lisboahttp://www.blogger.com/profile/14194194038198512007noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post-79408810167342495462011-03-02T08:27:11.968-03:002011-03-02T08:27:11.968-03:00Fabio, querido, por acaso vc já ouviu falar em Edu...Fabio, querido, por acaso vc já ouviu falar em Educomunicação? Pois eu acho que entre esta senhorita e a arte de contar histórias existe uma química inegável! E me pergunto pq ainda não fiz uma matéria sobre isso. Topas?! ;) Bjo!Amanda Proettihttp://www.blogger.com/profile/15007495140352273625noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6578282244870611812.post-57944389159195549022011-03-02T17:26:56.342-03:002011-03-02T17:26:56.342-03:00Claro que topo, mas me pergunto: será que pratico ...Claro que topo, mas me pergunto: será que pratico a educomunicação sem saber que tinha esse nome, rs? Acho que é vc quem vai ter que me explicar, Amanda! <br><br>Bem, o que sei é que posso te conseguir o contato de alguém que trabalha com inclusao digital, interliga linguagens e faz um trabalho sensacional de “educominicacao ambiental”. Tanto que me chamou para integrar a equipe de professores de um curso técnico (pasmem) de Jardinagem...<br><br>O que brotou desse jardim foi:<br>Letramento e Meio Ambiente: A Palavra-Semente http://www.fabiolisboa.com.br/2010/03/letramento-e-meio-ambiente-palavra.html<br><br>At your service :O) , sincerely yours,<br>FabioFabio Lisboahttp://www.blogger.com/profile/14194194038198512007noreply@blogger.com